A+ / A-

Governo reúne-se com entidades para definir plano para as migrações

07 mai, 2024 - 20:33 • Fátima Casanova

O ministro da Presidência promete para breve um plano de ação para resolver o que classifica de “herança pesada da inépcia política passada”. Sobre o que se pode esperar da AIMA, o governo ficou em silêncio.

A+ / A-

O Governo já vai na segunda semana de reuniões com diversas entidades para desenvolver um plano de ação para as migrações.

Questionada pela Renascença, fonte do Ministério da Presidência confirma que “estas reuniões têm vindo a ser realizadas”.

A mesma fonte refere que o ministro Leitão Amaro “apresentará em breve ao Conselho de Ministros um plano de ação”, depois "de reunir com algumas entidades".

O objetivo é criar “um sistema que conjugue controlo efetivo com integração digna e humanista”.

Nas respostas enviadas à Renascença, é dito que o Governo quer resolver “a herança pesada da inépcia política passada”.

Já sobre a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que o PSD criticou durante a campanha eleitoral a que se juntou esta segunda-feira o presidente da Câmara do Porto, o Ministério da Presidência ficou em silêncio.

Em Portugal existem cerca de 400 mil processos em atraso na AIMA, o que motivou uma manifestação de imigrantes em abril à porta da Agência, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+