Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caxias. Detido em Barcelona segundo fugitivo chileno

22 fev, 2017 - 20:21

Roberto Ulloa foi detido esta quarta-feira, em flagrante, durante um assalto em Barcelona.

A+ / A-

O segundo recluso chileno que se tinha evadido na madrugada de domingo do Estabelecimento Prisional (EP) de Caxias foi detido em Barcelona, após envolver-se num assalto, confirma à agência Lusa fonte do Ministério da Justiça. A informação tinha sido avança pelo "Expresso".

De acordo com a edição online do jornal, Roberto Ulloa foi detido esta quarta-feira, em flagrante, durante um assalto em Barcelona.

Não foram adiantados mais pormenores sobre esta detenção, depois de no domingo um outro recluso chileno que se evadira de Caxias ter sido detido no aeroporto de Madrid, em virtude de ter passaporte falso e ser procurado por crimes em Espanha.

Até ao momento, desconhece-se o paradeiro do terceiro recluso, de nacionalidade portuguesa, que se evadiu também na madrugada de domingo.

Na terça-feira, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, indicou que estão em curso averiguações sobre a fuga de três reclusos do Estabelecimento Prisional de Caxias na madrugada de domingo.

Os três reclusos, dois chilenos e um português, fugiram na madrugada de domingo do EP de Caxias, concelho de Oeiras, através da janela da cela que ocupavam.

Na segunda-feira, uma fonte oficial da Polícia Nacional espanhola disse à agência Lusa que os dois reclusos chilenos que se evadiram da prisão de Caxias tinham sido detidos no domingo no aeroporto de Madrid, com passaportes falsos, mas um deles foi libertado pelas autoridades espanholas.

Uma fonte ligada ao processo explicou à Lusa que um atraso no envio e recepção em Espanha do mandado de detenção europeu (MDE) permitiu que um dos chilenos evadidos fosse libertado, facto para o qual também contribui não existir vaga no centro de detenção espanhol.

As autoridades espanholas referem que receberam os mandados de detenção europeus dos dois chilenos evadidos de Caxias na segunda-feira à noite, pouco antes da audição com um juiz de um deles que está detido e deverá ser extraditado para Portugal em breve.

Em comunicado divulgado no domingo, a Direcção Geral dos Serviços Prisionais indicou que os dois cidadãos chilenos, com 29 e 30 anos, e um português com 30 anos, se encontravam presos a aguardar julgamento por crimes de furto e roubo em processos criminais distintos.

A direcção-geral dos Serviços Prisionais "instaurou de imediato um processo de averiguações, a cargo do Serviço de Auditoria e Inspecção da Direcção Geral".

A fuga dos três detidos foi comunicada às diversas forças policiais - GNR, PSP e PJ - para a recaptura dos evadidos.

[notícia actualizada às 21h17]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zé Brasileiro
    22 fev, 2017 Braga - Província 23:18
    O chileno estava com fome e simulou um assalto para que a polícia lhe desse de comer e alojamento . Dentro de uns dias , de barriga cheia e bem nutrido , volta a fugir e aí vai ser mais complicado para o apanharem . É assim esta Europa que é um paraíso e refúgio para os criminosos de todo o Mundo . Eles lá contactam entre eles e concluem que para o seu trabalho não há melhor que esta velha europa .
  • kkkopas
    22 fev, 2017 Lx 22:23
    Pratica sempre. Nunca desanimes, Roberto...!

Destaques V+