Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Almaraz. "A mesma mão que assina a carta a retirar a queixa, assina a repô-la"

22 fev, 2017 - 15:53

O ministro dos Negócios Estrangeiros recusa que o Governo tenha recuado perante a polémica em torno da construção de um armazém de resíduos nucleares.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, esta quarta-feira, que Portugal tenha recuado na posição sobre a central de Almaraz, realçando que o acordo alcançado com Espanha permite acesso ao projecto do armazém de resíduos nucleares e impede a sua construção.

A Comissão Europeia anunciou esta terça-feira que os governos de Portugal e Espanha alcançaram uma "resolução amigável" para o litígio em torno da central nuclear de Almaraz, com Lisboa a retirar a queixa que apresentara a Bruxelas pela construção de um armazém de resíduos nucleares, alegando que Madrid deveria ter feito um estudo de impacto ambiental transfronteiriço.

Esta quarta-feira, Augusto Santos Silva reiterou que Portugal mantém o direito de reapresentar a queixa, afirmando que está em causa "uma suspensão" durante os próximos dois meses.

"Ao fim dos dois meses, faremos o balanço. Se Portugal entender que continua a ter motivos para que a queixa prossiga o seu curso, a mesma mão que assina a carta a retirar a queixa, assina a carta a repô-la", garantiu.

O tema foi abordado pelos vários partidos durante uma audição do ministro na comissão parlamentar de Assuntos Europeus.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião, Santos Silva insistiu que o acordo foi "um passo positivo" e disse não compreender o argumento de que o Governo português recuou.

"Antes do acordo de ontem [terça-feira], Portugal tinha uma queixa apresentada em Bruxelas. Não tinha nem informação nem a possibilidade de visitar [a central] (...) nem tinha nenhum compromisso do lado espanhol. A partir do acordo, Portugal mantém o seu direito de interpor acção junto das instâncias judiciais competentes e, em cima disso, tem informação, tem visita, tem inspeção, tem o envolvimento da Comissão Europeia e tem compromissos do lado espanhol", sublinhou.

Com este acordo, Madrid "compromete-se a não tomar nenhuma medida quanto à construção prevista do armazém que Portugal ou a Comissão Europeia considerem irreversível e a não tomar nenhuma medida que comprometa o resultado do trabalho conjunto a realizar nestes dois meses", acrescentou.

Santos Silva adiantou que a visita técnica à central se realizará já na próxima segunda-feira, com representantes das autoridades portuguesas e das direcções-gerais da Energia e do Ambiente da União Europeia, bem como do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose Robalo
    23 fev, 2017 Serpa 14:52
    Isto é mesmo de trafulhas.Este ministro e costa não têm imenda.No Guiness não há melhores.São o grau zero da pouca vergonha e da mentira.

Destaques V+