Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Ministra da Justiça não esclarece adiamento de visita a Angola

22 fev, 2017 - 00:11

A situação foi conhecida após o Ministério Público português ter acusado o vice-presidente angolano, Manuel Vicente, no âmbito da “Operação Fizz”.

A+ / A-

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, escusou-se esta terça-feira a esclarecer os motivos do adiamento da sua visita a Angola, remetendo explicações para um comunicado divulgado pelo seu ministério.

"O Ministério da Justiça emitiu um comunicado nessa matéria, que será totalmente auto-explicativo. Tem lá todas as explicações", disse a ministra, quando confrontada pelos jornalistas sobre o adiamento da visita, a pedido das autoridades angolanas, apenas um dia antes de ter início.

Num curto comunicado divulgado esta terça-feira, o Ministério da Justiça anunciou que "a visita da ministra da Justiça foi adiada, a pedido das autoridades angolanas, aguardando-se o seu reagendamento".

"Não há muito mais a dizer, como está dito no comunicado, como o comunicado explícita, a viagem foi adiada e vai haver um reagendamento", respondeu Francisca Van Dunem, que falava à margem do lançamento do livro "40 Anos de políticas de justiça em Portugal".

A confirmação da visita agora adiada foi feita a 10 de Fevereiro, também em Luanda, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Caso se realizasse, a visita aconteceria uma semana depois de o Ministério Público português ter acusado, entre outros, o vice-Presidente de Angola (e ex-presidente da Sonangol) Manuel Vicente, no âmbito da "Operação Fizz", relacionada com corrupção e branqueamento de capitais.

Até ao momento, nenhum elemento do Governo angolano ou do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, no poder) comentou a acusação.

Francisca Van Dunem, escolhida em Novembro de 2015 por António Costa para ministra da Justiça, foi procuradora-geral distrital de Lisboa durante oito anos e fez toda a carreira profissional como magistrada no Ministério Público.

Nasceu em Luanda a 5 de Novembro de 1955, no seio de famílias conhecidas de Angola - Vieira Dias, pelo lado materno e Van Dunem pelo paterno.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • o que é?
    22 fev, 2017 pt 09:21
    Que a biografia da ministra e a sua escolha por Costa para o governo tem a ver com este assunto? Será que pretendem um esclarecimento sobre a sua biografia?
  • mas
    22 fev, 2017 lx 09:15
    Não houve um comunicado do ministério da justiça? O que a ministra não "esclarece" é como os media pretendiam! Mas cada um esclarece à sua maneira!...

Destaques V+