Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP pede audição de actual e anterior governante sobre transferências para paraísos fiscais

21 fev, 2017 - 17:31

A bancada parlamentar comunista considera que a Assembleia da República "não se pode furtar" ao "apuramento político" da situação.

A+ / A-

O PCP requereu, esta terça-feira, a audição do ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio e do actual titular, Rocha Andrade, para prestarem esclarecimentos sobre o volume de transferências em dinheiro para paraísos fiscais entre 2011 e 2014.

O jornal Público noticia hoje que quase dez mil milhões de euros em transferências realizadas entre 2011 e 2014 para contas sediadas em paraísos fiscais não foram nesse período alvo de qualquer tratamento por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira, embora tenham sido comunicadas pelos bancos à administração fiscal, como a lei obriga.

No requerimento hoje entregue, os deputados comunistas Paulo Sá e Miguel Tiago argumentam que a Assembleia da República "não se pode furtar" ao "apuramento político" da situação, sublinhando que há uma "incongruência assinalável" entre os valores declarados naquele período e aqueles que foram entretanto revistos, já em 2016.

"A revisão destes valores que, por razão que o PCP desconhece, não foram publicados pelo anterior Governo PSD/CDS-PP, não levantaria grande questão política caso os montantes em causa não correspondessem a quase dez mil milhões de euros, mais do que duplicando os anteriormente conhecidos", frisa o PCP.

Citado pelo Público, o Ministério das Finanças confirmou que as "omissões" foram detectadas quando, entre finais de 2015 e o início de 2016, foi "retomado o trabalho de análise estatística e divulgação" dos valores das transferências para os centros "offshores" e os chamados "territórios com tributação privilegiada".

Essas "incongruências", acrescenta o jornal, levaram o actual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, a determinar à Autoridade Tributária que esclareça "tais incongruências" e que apure a sua origem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marilia Sousa
    22 fev, 2017 Lisboa 09:12
    Estará nisto o dinheiro que o capitão que foi ministro do trabalho no governo do vasco.Vejam lá se pedem uma comissão para esclarecer este roubo.Dinheiro dos trabalhadores.
  • Eugénio Rodrigues
    22 fev, 2017 Ponte de Lima 08:32
    Passou um mês a cuspir para o ar o PSD, agora aterrou-lhe em cheio na cara. Toca a mostrar esses SMS Marilu!!!
  • António
    21 fev, 2017 Portugal 21:17
    Isto é para distrair do problema da CGD? e se pedisses para reduzirem os impostos? Talvez houvesse menos fuga. É que sabes, ninguém gosta de ser roubado, nem por ti nem por qualquer outro político.
  • Petervlg
    21 fev, 2017 Trofa 20:54
    o Camarada tem que ser coerente, então para a CGD está tudo bem e agora quer uma audição, para isto! Não brinque com os trabalhadores, que dão o seu suor, para os políticos, da esquerda à direita, andarem a brincar. são todos iguais.
  • Barsanulfo
    21 fev, 2017 alcains 18:28
    Ó Jerónimo, isso agora não interessa nada! Vamos mas é oa que convém; o SMS ! A canalha não esplicação para isso. Foram aos amigos, entre 2011 e 2015 quem colocou os milhões ( ganhos a servir hamburgeres no MC de certeza) em nos of shores... Pois. Agora peçam lá uma "comichãozinha" de inquérito sff!

Destaques V+