Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD escolhe Emídio Guerreiro para substituir Matos Correia na comissão da Caixa

21 fev, 2017 - 15:51 • Paula Caeiro Varela

Social-democratas continuam na comissão de inquérito, apesar de já estarem a trabalhar no pedido para a nova comissão.

A+ / A-

O deputado Emídio Guerreiro vai ser o novo presidente da comissão e inquérito parlamentar à Caixa Geral de Depósitos. O nome do deputado e ex-secretário de Estado do Desporto foi escolhido pelo PSD para substituir José Matos Correia que, na semana passada, se demitiu da presidência da comissão.

O PSD e o CDS também entregaram esta terça-feira um requerimento a pedir a suspensão dos trabalhos até a comissão receber documentos que foram solicitados pelo Parlamento a entidades como a Caixa, o Banco de Portugal, o Ministério das Finanças e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) - e que foram alvo de uma primeira decisão favorável do Tribunal da Relação, da qual foi pedida recurso - ou até que seja obtida uma decisão final do Tribunal.

A escolha de Emídio Guerreiro indica também que o PSD se vai manter na actual comissão de inquérito que, aliás, foi criada pelo uso do direito potestativo (direito de impor) por parte do PSD e do CDS. Na quinta-feira, depois da demissão de Matos Correia o PSD ficou de tomar uma decisão sobre a continuação ou não na comissão de inquérito, onde os sociais-democratas têm acusado a esquerda de estar a inviabilizar os trabalhos.

No centro da polémica – que levou à demissão de Matos Correia – está a intenção de PSD e CDS de a comissão também investigar o convite a António Domingues para presidir à Caixa Geral de Depósitos e a sua posterior demissão. Aqueles dois partidos pediram documentação trocada entre Domingues e o Ministério das Finanças e querem também ter acesso às mensagens de telemóvel trocadas com o ministro Mário Centeno.

Os partidos da esquerda argumentam que o objecto de investigação da comissão não inclui esse período, mas apenas os anos de gestão da Caixa que levam à necessidade de recapitalização e inviabilizaram o pedido dos SMS, assim como o uso dos mails já enviados por António Domingues para o Parlamento.

Perante esta situação, PSD e CDS já anunciaram, na sexta-feira, a intenção de obrigar à criação de uma nova comissão de inquérito parlamentar à Caixa, precisamente para esclarecer as circunstâncias do convite a António Domingues e a demissão deste e da sua administração, que cessou funções no fim de 2016.

[notícia actualizada às 19h15]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Reis
    01 mar, 2017 Coimbra 14:18
    Já agora ponham o Núncio a presidir à CI e a Marilú a secretariar.
  • Carlos Costa
    22 fev, 2017 BELAS 07:07
    Presumo que o PSD não concorda com os motivos da demissão do anterior. PALHAÇOS Tudo para manter a agenda de destruir a CGD
  • APARAGALHOS
    21 fev, 2017 Sítio manhoso 22:22
    ...ESTÃO TODOS GANZADOS ! ...O POVO PAGA...
  • Alexandre
    21 fev, 2017 Lisboa 20:54
    Esta nomeação é inacreditável. Emídio Guerreiro é outro homem fraco e subserviente de Passos Coelho.
  • Rão Arques
    21 fev, 2017 Penteado 19:11
    SOBRE O BOICOTE DAS CHAMADAS ESQUERDAS Artigo 34.ºInviolabilidade do domicílio e da correspondência 1. O domicílio e o sigilo da correspondência e dos outros meios de comunicação privada são invioláveis.2. A entrada no domicílio dos cidadãos contra a sua vontade só pode ser ordenada pela autoridade judicial competente, nos casos e segundo as formas previstos na lei.3. Ninguém pode entrar durante a noite no domicílio de qualquer pessoa sem o seu consentimento, salvo em situação de flagrante delito ou mediante autorização judicial em casos de criminalidade especialmente violenta ou altamente organizada, incluindo o terrorismo e o tráfico de pessoas, de armas e de estupefacientes, nos termos previstos na lei.4. É proibida toda a ingerência das autoridades públicas na correspondência, nas telecomunicações e nos demais meios de comunicação, salvos os casos previstos na lei em matéria de processo criminal. De nenhum dos pontos do artigo é legitimo concluir que as limitações referidas são aplicáveis a negócio do Estado, tratados pelos seus agentes e com apuramento de responsabilidades dentro da esfera dos próprios órgãos de soberania. Arrancar á força o nº 4 da lógica de privados e seus domicílios, suspeitas de terrorismo e limitações das autoridades na respetiva ação, não passa de grosseira e abusiva subversão de um ponto que apenas pretende fechar o objeto a que o artigo inequivocamente se dirige.
  • Julio Tavares
    21 fev, 2017 Porto 19:08
    O outro não esteve para ser "capacho" do Passos Coelho que o atirou para o "ridículo". Este como é novato não tem personalidade para mandar o Passos às malvas, e, como bem mandado que é vai para a fogueira fazer frete ao Passos Coelho. Lembro no entanto ao Passos Coelho que este seu comportamento não é digno de um homem, esconde-se sempre das malabariçes daí que empurre os seus companheiros para o ridículo. Volto a lembrar ao Passos Coelho, se és homem candidata-te à CML e vais ver que até vais ficar atrás dos animais, tal a imagem que o zé tem de ti . Homem sem coragem, sem valor para a sociedade.
  • jams
    21 fev, 2017 lisboa 19:06
    Acho uma ótima escolha, dado que aquela comissão de inquérito, faz-me lembrar aqueles programas desportivos á noite. Se é verde é penalty, se é vermelho é fora de jogo e assim por diante a razão está sempre só de um lado. E como este senhor tem estado ligado ao desporto fica lhe mesmo bem. É o chamado fato á medida.
  • Justus
    21 fev, 2017 Espinho 18:54
    Este PSD anda mesmo à deriva! Não tem norte, nem ética nem princípios. Para quê uma demissão se tinham que arranjar novo presidente? Tudo apenas para armar a confusão, para distrair e manobrar o povinho, para ver se conseguiam ficar bem na fotografia. Como meninos de escola, "cábulas" e distraídos, perderam em toda a linha! Já mais ninguém acredita nesta gente que quer fazer das comissões de inquérito uma "coutada" para se entreterem em manobras de diversão e encobrimento dos erros e falcatruas que engendraram durante anos e anos que estiveram à frente da CGD.
  • já sabemos
    21 fev, 2017 lis 18:14
    que os PSDs e CDSs anunciaram que irão criar nova comichão de inquérito! 2 vezes na mesma noticia essa coisa!...Parece que os media estão a dar um empurrão!...
  • Luis
    21 fev, 2017 Lisboa 18:00
    Mais do mesmo. Vamos ter mais trampa.

Destaques V+