A+ / A-

Almaraz. Central diz que visita foi cancelada porque portugueses queriam “investigar”

14 fev, 2017 - 12:36

Um grupo de dez engenheiros tinha agendada uma visita à central, a mais antiga de Espanha ainda em laboração.

A+ / A-
Central nuclear de Almaraz: uma "bomba atómica" na margem do Tejo
Central nuclear de Almaraz: uma "bomba atómica" na margem do Tejo

A entidade gestora da central nuclear de Almaraz explicou que cancelou a visita de um grupo da Ordem dos Engenheiros portuguesa porque esta entidade alterou os objectivos inicialmente estabelecidos para a deslocação.

Fonte da central de Almaraz explicou à agência Lusa que “há dezenas de visitas anualmente de cortesia e de carácter técnico” geral, para explicar às mais diversas entidades “o que é e como funciona uma unidade nuclear de produção de electricidade”.

Segundo a mesma fonte, a Ordem dos Engenheiros Portugueses pretendia “investigar” as condições de prolongamento da central e a construção do aterro nuclear “e isso não era o tema da visita”.

Segundo referiu a Ordem, em comunicado divulgado esta manhã, a viagem foi cancelada “sem que tenham sido apresentadas as razões subjacentes a tal decisão”.

“A notícia foi recebida com total surpresa por parte da Ordem dos Engenheiros, cuja delegação integra altos dirigentes, membros eleitos e engenheiros eméritos, nomeadamente o Bastonário Carlos Mineiro Aires, os dois Vice-presidentes Nacionais, membros do Conselho Directivo Nacional, os Presidentes dos Colégios Nacionais de Engenharia Electrotécnica e de Engenharia do Ambiente, o Coordenador da Especialização de Energia, um membro da Assembleia de Representantes e especialistas”, lê-se na nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A central nuclear de Almaraz, a mais antiga de Espanha ainda em laboração, devia ter fechado em 2010. O governo espanhol prolongou-lhe a vida até 2020, mas as empresas accionistas pretendem que a licença seja renovada por mais 10 anos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mafurra
    17 fev, 2017 Lisboa 11:40
    Sempre ouvi dizer que "quem não deve não teme"...
  • Manuel
    14 fev, 2017 lisboa 17:41
    O motivo para esta decisão é um misto da habitual atitude de solidariedade dos espanhois, que só funciona unilateralmente e quando lhes convém, e das reticências que eles têm sobre um país governado por uma geringonça que origina justificada desconfiança quer a nível nacional quer internacional.
  • Miguel Silva
    14 fev, 2017 Coimbra 17:03
    Factos que são transmitidos: A barragem está em Espanha. O Rio é partilhado. A poluição vem ter connosco! O que fazer? Eles é que sabem quais os limites que podem atingir. O cidadão dito comum está mais preocupado com o comer em cima da mesa e com o pagamento das facturas da água, luz e gás... infelizmente não sei que futuro teremos quando ao nosso lado há quem não tenha respeito pela nossa população. Isto exige medidas drástica, mas estão lá os políticos para decidir, se a isso tiverem coragem.
  • SALAZAR
    14 fev, 2017 LX 15:49
    DE ESPANHA NEM BOM VENTO NEM BOM CASAMENTO... SABER DE EXPERIÊNCIA FEITO.
  • Luis
    14 fev, 2017 Lisboa 15:15
    Só gostava de ver enpresas que produzem enegia nuclear impedidas de comercializar energia em Portugal!
  • PROPAGANDA BARATA...
    14 fev, 2017 Lx 14:58
    Os nuestros hermanos crescem a mais de 3 por cento do PIB e estão-se a borrifar para os geringonços nacionais.Na casa deles mandam eles e não estes palermas dos geringonços que apenas querem folclore e propaganda.Por isso ficaram á porta e fizeram muito bem.Deviam ter levado a Katrina suporte da geringonça para falar forte e feio contra o povo fascista de Espanha...É só rir com esta geringonça do folclore, da propaganda e da venda da banha da cobra.O povo começa-se a aperceber destes ilusionistas e mentirosos...
  • 14 fev, 2017 Coruche 13:46
    Não será a primeira resposta à ingerência do sr.marcelo sobre a exportação da combinação politica em Portugal para Espanha.Quem vai a Espanha elogiar o que de mau em Portugal temos em política, só pode ter uma intenção alertar Espanhóis para seguir o nosso exemplo.Isto não é admissível e depois vêm as represálias de forma sofisticada.Temos alguém na representação do País que não compreende nada, apenas o seu populuxo pessoal gente de gente que só vê beijos e abraços e nada sabe do que deve ser o comportamento do seu representante no meio das Nações. Figura tristes a mim repugnam-me, porque quando sair do meu País quero que me vejam como um cidadão de País evoluído e com comportamento igual a todos os outros.Fico triste de ter representantes que me deixam ficar mal.

Destaques V+