A+ / A-

Almaraz. “Não é justo” que Portugal continue a correr riscos

07 fev, 2017 - 08:18

Movimento Ibérico Antinuclear encontra-se com o Presidente da República para o envolver na questão da central nuclear de Almaraz. A questão “é política”, diz activista.

A+ / A-
Carla Graça, especialista em recursos hídricos e activista do Movimento Ibérico Anti-Nuclear entrevistada sobre Almaraz no Carla Rocha - Manha da RR (07/20/2017)

Veja também:


Portugal quer ser ouvido na questão da construção de um armazém nuclear em Almaraz, em Espanha mas a cerca de cem quilómetros da fronteira portuguesa.

“Portugal optou, desde o início, por não seguir o caminho da energia nuclear e seguir outras alternativas, nomeadamente ao nível das energias renováveis – em que somos um dos países que mais cresceu e que mais tem apostado nessas fontes de energia alternativas. Não é justo que continuemos a sofrer riscos”, defende a especialista em recursos hídricos e activista do Movimento Ibérico Antinuclear Carla Graça.

Convidada do programa Carla Rocha – Manhã da Renascença, a activista explica que o recurso colocado junto do Ministério da Energia espanhol visa “suspender a declaração de impacto ambiental” e passar “a uma avaliação de riscos transfronteiriços”.

“O principal fundamento deste recurso é o facto de o Estado e o povo português não terem sido ouvidos e consultados nesta consulta para ao armazém nuclear. Se não houver aceitação deste recurso, então recorrer-se-á aos tribunais espanhóis”, garante Carla Graça.

A especialista considera “a questão técnica de Almaraz está a bem desenvolvida pelo Governo português”, mas lembra que Espanha é um Estado soberano e que, não havendo uma política energética europeia, a União Europeia não pode interferir.

O diferendo tem, por isso, de ser “decidido ao nível político”, explica. É nesse âmbito que o Movimento Ibérico Antinuclear vai ser recebido, esta terça-feira, na Presidência da República.

O objectivo é levar Marcelo Rebelo de Sousa a “contribuir com o diálogo junto de Espanha, tentando fazer ver as razões do povo português”.

“Temos de relembrar – e nunca é demais – que a Assembleia da República tem uma resolução aprovada por unanimidade em que recomenda ao Governo que encete todos os esforços para que se encerre a central nuclear e depois tem uma última resolução relativamente ao armazém nuclear”, sublinha Carla Graça.

A activista destaca ainda que “o que está aqui em causa, além do próprio armazém, é o prolongamento da vida útil da central de Almaraz, que tem tido um conjunto de incidentes – desde o seu início e cada vez mais recorrentes ao longo dos últimos dois anos”.

Aliás, diz, “o Movimento Ibérico Antinuclear em Espanha, e cá, pugna pelo fim da energia nuclear também na Europa, porque a maior parte das centrais estão muito para lá do seu tempo de vida útil, com riscos acrescidos e é preciso equacionar um novo modelo de energia nuclear, até ao nível mundial”.

No final do mês, deverá ser conhecida a decisão do Ministério da Energia espanhol sobre o recurso. Se não for aceite, entra uma acção em tribunal e o caso pode arrastar-se durante “um ou dois anos”.

Central nuclear de Almaraz: uma "bomba atómica" na margem do Tejo
Central nuclear de Almaraz: uma "bomba atómica" na margem do Tejo
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • De Mattos Sébastien
    07 fev, 2017 Ortiga 12:35
    RIO TEJO - PARTÍCULAS RADIOACTIVAS PROVENIENTES DA CENTRAL DE ALMARAZ JÁ ULTRAPASSARAM VALADA DO RIBATEJO (Portugal). (mostrando à evidência que os espanhóis mentem e manipulam os resultados de incidentes/acidentes nesta Central de Almaraz...) Notem também que são cerca de 450 kms desde a Central Nuclear de Almaraz até Valada do Ribatejo e esqueçam essa coisa dos 100 kms....pois isso só serve para manipular a opinião pública.... pois já estamos a ver que há contaminação a chegar a Lisboa e ao Oceano Atlântico.......e nem foi preciso haver acidente da escala 6 ou 7 da Esla "INES"!...Diversos artigos no blog se lhe interessa este assunto e obrigado a quem ler, pois a sensibilização tem de ser de todos....pois quando o assunto é o nuclear não há cores politicas e nem imunidades.https://sos-riotejo.blogspot.pt/
  • Maria Louro
    07 fev, 2017 Nisa 10:27
    Se os nossos cientistas quisessem dar-se ao trabalho de fazer um estudo completo da incidência de cancros nas regiões portuguesas mais perto de Almaraz, nem sequer precisavam de contestar o armazém nuclear pois a própria central nuclear já seria motivo para a sua suspensão.
  • Palma
    07 fev, 2017 Colónia 10:08
    "mas lembra que Espanha é um Estado soberano", e eu digo, mas que não tem o direito de prejudicar a saúde dos portugueses, ao construir um armazem nuclear tão perto da fronteira com Portugal. A rádio actividade não pára na fronteira portuguesa, e não pede licença se pode entrar. Isto é uma agreção a Portugal e ao povo português.
  • Pantufas
    07 fev, 2017 Lisboa 09:34
    SE A CENTRAL REBENTAR OS ESPANHOIS DEVEM LA FICAR TODOS CONTAMINADOS.ASSASSINOS.EM CORRER COM OS ESPANHOIS TODOS DE PORTUGAL

Destaques V+