Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fuga de Caxias. PSD chama ministra da Justiça ao Parlamento

20 fev, 2017 - 13:39

Dois dos três reclusos que fugiram do estabelecimento prisional de Caxias, Oeiras, foram detidos em Madrid, no domingo, com documentos de identificação falsos.

A+ / A-

O PSD requereu esta segunda-feira a audição parlamentar urgente da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, para avaliar o que esteve na origem da fuga no domingo de três reclusos do Estabelecimento Prisional de Caxias.

"Para além do alarme social que esta situação só por si causa, é de uma enorme gravidade os factos apontados na comunicação social como estando na sua origem, como torres de vigilância desactivadas e falta de rondas neste espaço prisional devido à falta de guardas prisionais", refere o PSD, no requerimento entregue na Assembleia da República.

Para o PSD, a fuga destes três reclusos - dois dos quais já foram detidos - "coloca em causa as condições de segurança no Estabelecimento Prisional de Caxias", pelo que solicitam "com a máxima urgência" a audição da ministra da Justiça na Comissão de Assuntos Constitucionais.

"Ainda que a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais tenha vindo a terreiro esclarecer que as torres que ficam próximo do local da fuga se encontravam activas, a verdade é que tudo aconteceu sem que os guardas prisionais tivessem dado conta, o que revela ter havido uma falha grave na segurança deste estabelecimento prisional", referem os deputados sociais-democratas.

O PSD invoca ainda notícias segundo as quais "as grades da cela estariam a ser serradas há vários dias, não se compreendendo como é possível que os reclusos foragidos tenham tido acesso a material cortante e vindo a serrar as grades da sua cela durante alguns dias sem que ninguém do corpo da guarda prisional se tivesse apercebido".

"A falta da vigilância devida numa cadeia classificada de grau elevado de complexidade de gestão, provavelmente motivada por falta de pessoal do corpo da guarda prisional, terá permitido que esta fuga se concretizasse, o que põe em causa a segurança deste estabelecimento prisional onde a sobrelotação existe, pois, de acordo com as estatísticas, em 2015 existiam 518 presos quando a lotação desta cadeia é de 334 reclusos", acrescentam.

O PSD considera ainda "alarmantes" notícias que dão conta de que as máfias chilenas oferecem avultadas quantias de dinheiro a quem ajude a fugir os seus elementos presos.

Dois dos três reclusos que fugiram do estabelecimento prisional de Caxias, Oeiras, foram detidos em Madrid, no domingo, com documentos de identificação falsos, disse à Lusa fonte da polícia nacional espanhola.

A mesma fonte adiantou que os dois reclusos, de nacionalidade chilena, ficaram sob custódia do Tribunal Superior de Justiça.

Três reclusos, dois chilenos e um português fugiram na madrugada de domingo do Estabelecimento Prisional de Caxias, concelho de Oeiras, através da janela da cela que ocupavam.

Em comunicado divulgado no domingo, a Direcção-geral dos Serviços Prisionais disse que os dois cidadãos chilenos, com 29 e 30 anos, e um português com 30 anos se encontravam presos a aguardar julgamento por crimes de furto e roubo em processos criminais distintos.

A direcção-geral "instaurou de imediato um processo de averiguações, a cargo do Serviço de Auditoria e Inspecção da Direcção-geral".

A Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional considerou que a evasão de três reclusos é fruto da "dramática falta de guardas prisionais".

Para o presidente da associação, Mateus Dias, o que aconteceu em Caxias "é o reflexo das más condições em que se encontra o sistema prisional", que, na sua opinião, "foi votado ao abandono pelo Estado".

Segundo a página eletrónica da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), o estabelecimento prisional de Caxias, situado no concelho de Oeiras, é classificado como de segurança alta e está vocacionado essencialmente para reclusos preventivos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    20 fev, 2017 Sintra 18:38
    Também vão chorar se a ministra não lhes mostrar os SMS?
  • Fausto
    20 fev, 2017 Lisboa 18:29
    Estes tipos do PSD não devem ter nada para fazer...quando eram governo os reclusos viviam inundados nas próprias fezes...que memoria seletivamente curta...
  • PSD
    20 fev, 2017 lis 18:20
    O partido dos meninos brincalhões! Isto não lembraria nem ao diabo! Mas esta gente quer fazer-nos de tolos? São estes que desprestigiam a politica e as instituições e depois fazem-se de vitimas e de grandes estadistas com bandeirinha na lapela!
  • O melhor
    20 fev, 2017 lx 18:14
    é os PSDs formarem postetativamente uma comissão de inquérito!...Assim como assim é mais uma forma de arranjarem ocupação!
  • estes gajos
    20 fev, 2017 lx 18:10
    que em 4 anos e meio de desgraça no poder, desinvestiram (para eles tudo era despesismo), em tudo e em todas as instituições, têm a latosa e a desfaçatez de virem agora falar em falta de condições de segurança! Ainda ontem os media referiam que nos últimos 5 anos fugiram das prisões 54 presos! Se assim foi significa que, só durante a vigência do governo dos Pafosos, fugiram cerca de 50! Devem pensar que os portugueses são uma cambada de parvos!...
  • É preciso
    20 fev, 2017 lx 18:04
    muita paciência e muito fair play para aturar tamanha imbecilidade! Em que é que se tornou o maior partido da oposição?...até agora, porque depois das próximas eleições devem ficar atrás do PAN!
  • Cidadao
    20 fev, 2017 Viseu 18:02
    De que ha receio? Minisra e responsavel e dai tem que dar explicacoes. Ou agora tambem e assunto "encerrado"? Por acaso ha por aqui intocaveis?
  • porcalhões
    20 fev, 2017 port 18:01
    andam sempre a lavar a roupa que sujam! Quando é que os rapazolas deixam de se sentar onde se sentam os Homens? Farto deles!
  • JB
    20 fev, 2017 Évora 17:51
    Este PSD faz de tudo para desviar as atenções do que mais interessa ao País, que são os resultados económicos do Governo. Mas conseguem ser tão burros, que ainda não perceberam que só estão a prejudicar o partido. Quando mais se preocupam com coisas acessórias em vez do essencial mais baixam nas sondagens.
  • mas será?
    20 fev, 2017 lx 17:48
    que os portugueses não irão dar a resposta adequada a estes imbecis que só sabem fazer ruído e desestabilizar? Nas próximas eleições nem merecem ultrapassar os 20%...e mesmo assim já será muito!

Destaques V+