A+ / A-

Presidenciais 2020

Fox News paga 800 milhões por "mentiras" sobre fraude eleitoral nos EUA

18 abr, 2023 - 21:40 • Ricardo Vieira, com agências

Estação de televisão chegou a um acordo para indemnizar a empresa de sistemas de voto Dominion.

A+ / A-

A Fox News vai pagar uma indemnização de quase 800 milhões de dólares à empresa Dominion Voting Systems, por alegações falsas de fraude eleitoral contra Donald Trump durante as presidenciais de 2020, nos Estados Unidos.

"As duas partes chegaram a um acordo", disse o juiz Eric Davis, do Tribunal Superior do Delaware.

A empresa de sistemas de voto exigia em tribunal 1,6 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros), mas os advogados chegaram a um acordo para uma compensação de 787,5 milhões de dólares (717 milhões de euros).

“A verdade interessa, as mentiras têm consequências”, declarou um advogado da Dominion Voting Systems, citado pela imprensa internacional.

A Fox News "agora compreende as consequências de espalhar mentiras", afirmou o CEO da Dominion, John Poulos.

No final de fevereiro deste ano, o chairman da Fox Corporation, Rupert Murdoch, reconheceu que alguns dos apresentadores da Fox News “endossaram” uma narrativa infundada acerca das eleições presidenciais norte-americanas de 2020, que foram ganhas por Joe Biden.

No entanto, negou que toda a Fox tenha apoiado as alegações infundadas de Donald Trump de fraude generalizada após a sua derrota eleitoral.

As declarações de Murdoch estão no parte do processo de 1,6 mil milhões de dólares da Dominion Voting Systems, que vende software de votação eletrónica, contra a Fox News.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    18 abr, 2023 Lisboa 22:28
    Deviam fazer isso por cá, às empresas de sondagens que nas últimas legislativas levaram a cabo uma fraude colossal em que apresentaram a votação PS-PSD em empate técnico com a possibilidade de a Direita voltar ao Poder, e afinal nem estavam perto disso e houve uma Maioria absoluta de 1 só partido e de esquerda. Não foi um erro, foi uma operação de engodo e fraude. Se não lhes podem tirar o alvará, deviam multá-los mas em grande. E sondagens deles, nunca mais

Destaques V+