Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jerónimo e os SMS da Caixa: Se Centeno quiser mostrar que mostre

19 fev, 2017 - 20:00 • Susana Madureira Martins

O líder do PCP remete para o ministro das Finanças mostrar ou não as mensagens telefónicas que trocou com António Domingues sobre a Caixa Geral de Depósitos.

A+ / A-

Jerónimo de Sousa considera que “essa é uma proposta que deve ser feita ao próprio, se o ministro das Finanças sentir necessidade, obviamente terá essa possibilidade”, referindo-se à divulgação da troca de mensagens entre Mário Centeno e António Domingues sobre a entrega da declaração de rendimentos do ex-administrador da Caixa de Depósitos (CGD).

O líder do PCP falava este domingo aos jornalistas a seguir à reunião do comité central do PCP, onde defendeu que cabe ao ministro e ao primeiro-ministro decidir.

Uma coisa é certa para o secretário-geral comunista: “O PSD faz disto permanentemente uma arma de guerrilha”, mas tem como objectivo principal “a privatização da Caixa Geral de Depósitos”.

“O inquérito é uma figura parlamentar a defender, mas desde que respeite as estritas exigências da Constituição da República e da lei”, referindo-se à intenção de PSD e CDS de instalarem uma nova comissão parlamentar de inquérito que permita a divulgação da troca de mensagens entre Centeno e Domingues. “Vamos aguardar”, conclui o líder do PCP, referindo-se à instalação do novo inquérito.

Autárquicas: PCP quer aumentar o número de eleitos

Os dirigentes nacionais comunistas decidiram no comité central deste fim-de-semana marcar um encontro nacional autárquico para 8 de Abril na Aula Magna, em Lisboa.

Os comunistas pretendem apresentar listas a todos os órgãos municipais e ao maior número de freguesias. Aos jornalistas, Jerónimo de Sousa disse que o “objectivo da CDU é manter e reforçar posições, mantendo as maiorias, conquistando outras, procurando aumentar o número de eleitos” no poder local.

Questionado sobre a possibilidade de um entendimento autárquico com PS, à semelhança do que foi feito após as eleições legislativas, o líder comunista diz que “erra quem procure fazer um exercício mimético entre o que são eleições legislativas e o que são eleições autárquicas ou eleições presidenciais”, acrescentando que “não há, de facto, essa correspondência, e por isso mesmo é que nós temos mais votos para as autarquias do que para as outras eleições”.

Para os comunistas, nas autárquicas todos os outros partidos fora da CDU são oposição, com Jerónimo de Sousa a referir que “na nova da vida política fase nacional a afirmação distintiva do projecto da CDU, o carácter diferenciador das suas propostas e opções, a dimensão de alternativa clara e assumida à gestão e projectos de outras forças políticas, sejam PSD e CDS, sejam PS e Bloco de Esquerda”.

O PCP, de resto, vai para estas eleições autárquicas ciente do seu papel como parte activa da maioria de esquerda no Parlamento. Conclui Jerónimo que os “avanços e conquistas” nos salários e nas pensões só se tornaram possíveis” pela “contribuição e influência decisivas do PCP. Medidas e avanços que um Governo maioritário do PS nunca adoptou nem adoptaria.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Romeu Fidalgo
    21 fev, 2017 Serpa 00:13
    Ó jeronimo e se fosses procurar o dinheiro que aquele capitão comunista roubou.Era o vosso ministro do trabalho e pediu um dia para o povo trabalhar um dia de borla e esse dinheiro era para ajudar o pais .Então o comuna roubou o dinheiro e pôs-lo ao fresco lá fora.Diz se isto não foi verdade! E dizem vocês mal dos outros.Quando estiveram nos governos do Prec foi só sacar.Por isso têm património de milhões.Andam estes a sacar nos combustíveis ao povo, e não falam.Tenham vergonha.e memória das vossas vigarices.
  • farinha mesmo saco
    20 fev, 2017 Santarém 22:37
    Pois o senhor Jerónimo sabe muito bem que o senhor Centeno não irá divulgar nada do que tem em seu poder mas talvez o senhor Domingues esteja disposto a fazê-lo para desconforto e muita azia da troika de esquerda que mais parecem um grupo de ditadores procurando esconder aquilo que já parece mais do que evidente aos olhos de todos, por outro lado com as afirmações que faz contra a oposição só está a procurar desviar as atenções da verdadeira causa da discórdia.
  • A direita
    20 fev, 2017 Lis 09:43
    Ressabiada depois de se ver ao espelho vem para aqui acusar os outros daquilo que eles fizeram durante 4 anos de sufoco, com o seu governo do quero, posso e mando. É preciso muita latosa!
  • Ó pantufas
    20 fev, 2017 Pt 09:07
    Vai tratar dos calos. O que tu sabes já me esqueceu!
  • Os direitolas
    20 fev, 2017 Pt 08:59
    Hipocritas e demagogos pensam que é com arruaças parlamentares que fazem cair o governo. A xico espertice desta gente leva a pensá-los que os outros são estupidos. Se querem uma nova comissão de inquerito porque é que acabaram com a que havia? A resposta é que com ela tinham que inquirir desde o ano 2000 toda a gestão da Caixa e eles estão nisso comprometidos. Foram os que mais tempo tiveram a dirigir a Caixa em 40 anos de democracia! O BPN está lá metido e não é só o Vara como nos querem impingir! Sacanagem sem escrúpulos!
  • As vozes
    20 fev, 2017 lis 08:47
    Dos demagogos que por aqui caluniam são as mesmas que quando estão no poder instauram o quero posso e mando e a oposição que vá às urtigas. Cambada de hipocritas. Só quem for dotado de memória curta não se lembra como actuava na AR a anterior maioria irrevogável que aprovava tudo mesmo que até fosse inconstitucional e que o TC chumbasse essa legislação. Era o vale tudo para destruírem familias e empresas porque não havia alternativas. Como não conseguiram vender a patacos a Caixa, o ressabiamento é total.
  • A chicana politica
    20 fev, 2017 lx 08:37
    Dos PSD e CDS, continua. Os interesses do país que se lixe e que se sacrifique quem está a levar o país a bom porto. Durante 4 anos com o apoio dos seus comentadores avençados andaram a impingir-nos que tinhamos de empbrecer para termos uma saída "limpa". Ressabiados tudo fazem para tentarem destruir o que de positivo está a ser feito pelo actual governo.
  • Fernando Cerqueira
    20 fev, 2017 Ponte de Lima 08:28
    Há lares com utentes a menos. Talvez este individuo lá estivesse bem.
  • Pantufas
    20 fev, 2017 Lisboa 07:30
    QUEM DIRIA O QUE ERA OPCP O NO QUE SE TORNOU COITADOS ATE METEM DO.SO LA FALTA O GALAMBA.
  • lUIS
    20 fev, 2017 LISBOA 07:06
    OS PORTUGUESES QUEREM É TER CONHECIMENTO DAS IMPARIDADES E ESTÃO BORRIFANDO-SE PARA OS SMS. NÃO OS ENGANEM COM MANOBRAS DE DIVERSÃO. QUEREM SABER QUAIS OS PARTIDOS, QUAIS OS BOYS E QUAIS OS "AMIGOS" QUE ESTÃO POR DETRÁS DAS IMPARIDADES. OS PORTUGUESES SABEM QUE A CGD FOI DURANTE DEZENAS DE ANOS UMA COUTADA PARA TACHOS DAS BOYADAS PS/PSD/CDS QUE DE BANCOS SÓ PERCEBIAM DE BANCOS DE JARDIM. MAS NESTE CASO COMO EM MUITOS OUTROS OS PARTIDOS DO CENTRÃO COM ESTAS MANOBRAS DE DIVERSÃO ESTÃO A QUERER ESCONDER A TRAMPA TODA QUE ANDARAM A FAZER NA CGD. E CONTAM COM A COLABORAÇÃO DOS MÉDIAS QUE ALIMENTAM TODA ESTA MANOBRA. É ASSIM COM A CGD E FOI ASSIM COM O BES. VAMOS TODOS TER QUE METER NA CGD MILHARES DE MILHÕES MAS NÃO SABEMOS ONDE ELES FORAM PARAR. O DINHEIRO NÃO DESAPARECE APENAS MUDA DE MÃOS PELO QUE QUEREMOS SABER PARA QUE MÃOS FORAM PARAR.

Destaques V+