Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ataque a Mosul é agora “guerra urbana”

01 nov, 2016 - 16:26

A ofensiva de Mossul, no Iraque, terá entrado numa nova fase de guerra urbana.

A+ / A-

A unidade de Contra Terrorismo do Iraque capturou a estação de televisão estatal, naquele que é o primeiro edifício importante a ser tomado pelas forças iraquianas desde o início da ofensiva, há duas semanas. A batalha trava-se agora dentro da cidade.

As milícias xiitas e os curdos peshmerga, auxiliados por tropas norte-americanas, estão a avançar em várias zonas da cidade. Esta é uma operação delicada que tem de ter em conta a população que reside naquele local, cerca de um milhão e meio de pessoas.

Mas há outros cuidados a ter durante esta operação militar. O general Bacelar Begonha explicou à Renascença que o problema é também coordenar a acção entre as várias forças envolvidas no conflito.

“É mais difícil pela complexidade de todos os factores e agentes envolvidos. Sabe-se que a Turquia tem um problema com os curdos, sabe-se que o Irão está envolvido com milícias próprias que actuam no Iraque e na Síria, mas parecia que os curdos e os xiitas não iam entrar na cidade devido aos problemas que os xiitas têm com os sunitas”, analisa o militar.

A duração desta operação também é imprevisível, tudo depende da movimentação do autoproclamado Estado Islâmico a esta ofensiva.

“A reacção do Daesh é imprevisível e eles podem até mudar para Raqqa e podem sair em muito número. Mas se eles tentarem resistir até morrer, a ocupação tem de ser bairro a bairro e rua a rua, e isso pode fazer com que dure muito tempo”, explica o general.

Mossul é o último e maior bastião do Estado Islâmico no Iraque. A recaptura poderá marcar o colapso do califado no país desde a sua implementação há dois anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JOSÉ
    02 nov, 2016 São Paulo 15:54
    Eles vão receber , toda recompensa que eles merecem ,por todas as maldades como está escrito na bíblia, tudo que homem semear isto também seifara chegou a gora deles receber as sua recompensas.

Destaques V+