Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Confrontos na zona de Mosul fazem mais de 100 mortos

14 ago, 2016 - 22:24

Os dados são do comandante das forças curdas no terreno que não avançou o número de vítima nas suas forças.

A+ / A-

Os confrontos entre as forças curdas Peshmerga e o grupo terrorista Estado Islâmico, para reconquistar ao grupo radical a zona de Sahl Nínive, a noroeste de Mosul, resultou na morte de pelo menos 120 extremistas.

O comandante das forças especiais curdas "Kulan", Mansur Barzani, assegurou à agência de notícias espanhola EFE que as forças curdas, apoiadas por aviões da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos, libertaram outras nove aldeias na região.

A mesma fonte disse que também há registo de um número indeterminado de mortes nas fileiras curdas, consequência dos carros bomba que o grupo terrorista autodenominado Estado Islâmico (EI) usou para travar o avanço dos Peshmerga, já que os extremistas não têm capacidade de resposta.

O comandante acrescentou que, por causa dos bombardeamentos, houve civis obrigados a abandonar as suas casas, mas não informou que houvesse quaisquer vítimas mortais.

Mansur Barzani deixou a garantia de que, assim que a operação militar estiver concluída, estas pessoas regressarão às suas casas, nas suas localidades de origem.

A ofensiva militar, que começou esta manhã, é comandada pelo presidente da região autónoma do Curdistão iraquiano, Mansur Barzani, que é também o comandante militar regional.

As forças iraquianas, incluindo os Peshmergas, lutam contra o EI na zona de Mosul e, nas últimas semanas, conseguiram avançar até à cidade, cuja libertação é o objectivo final.

A localidade está nas mãos do grupo terrorista desde Junho de 2014, quando foi declarada a constituição de um califado nos territórios iraquianos e sírios, conquistados há dois anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+