A+ / A-

Padre oferece a sua cidadania americana a refugiado sírio em carta para Trump

13 fev, 2017 - 19:20

Em protesto contra a medida de Donald Trump de proibir a entrada no país de refugiados, o padre de origem vietnamita escreve que também foi refugiado e que há 42 anos que engrandece a América, à sua maneira.

A+ / A-

Quando o padre Chuong Hoai Nguyen soube da ordem executiva de Donald Trump a congelar a entrada no país de refugiados e de imigrantes de sete países, o seu coração “congelou”.

Numa carta dirigida ao Presidente, o sacerdote, que nasceu no Vietname e fugiu para a América quando os comunistas conquistaram o país, diz que também ele é um refugiado e oferece-se para abdicar da sua cidadania americana e oferecê-la a um sírio.

“Sou americano e há 42 anos, desde que me deram asilo neste grande país, que engrandeço a América à minha maneira”, escreve. “Mas agora gostaria de abdicar da minha cidadania americana, pedindo-lhe que a conceda a um refugiado sírio”.

“Não duvido que, como todos os refugiados, eles não vão desperdiçar este dom de vida. Acredito que também eles ‘tornarão a América grande’, juntamente com os filhos e netos do senhor Presidente”, diz.

Na sua carta, o sacerdote fala ainda da viagem de fuga do Vietname no fim da guerra civil. Os seus pais meteram-no a ele e aos seus irmãos num barco sem tripulação que acabou por chegar são e salvo às Filipinas, mas centenas de milhares de outros afogaram-se pelo caminho. “Tornar-se refugiado é uma decisão que se toma quando não existem outras alternativas”, escreve Nguyen.

Depois de chegar aos Estados Unidos Chuong Hoai Nguyen acabou por se tornar padre salesiano e actualmente dirige um centro juvenil para a comunidade católica vietnamita em Los Angeles. Contudo, Nguyen informa o Presidente Trump que já pediu aos seus superiores que o autorizem a viajar como missionário para um dos sete países incluídos no decreto de 27 de Janeiro, data que, como sublinha o padre, coincide com o Ano Novo vietnamita.

A ordem executiva foi entretanto bloqueada pelos tribunais, mas o Presidente mantém a intenção de a ver implementada e recorreu.

A carta do padre Nguyen foi colocada online no site da revista "Commonwheal", onde pode ser lida na íntegra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • biba a bola
    13 fev, 2017 lx 22:52
    e a brasa é prá minha sardinha

Destaques V+