Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Fénix. Como funcionava a rede de segurança fora da lei?

04 jan, 2016 - 16:11

Pinto da Costa acusado de recorrer a seguranças que sabia serem ilegais, confirma PGR.

A+ / A-

O Ministério Público deduziu acusação contra 57 arguidos no âmbito da Operação Fénix, informou esta segunda-feira a Procuradoria-Geral da República (PGR). Entre os acusados estão o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e o director-geral da SAD portista, Antero Henrique.

“A SPDE organizava igualmente serviços de acompanhamento e protecção pessoal, para os quais não dispunha de alvará. Assim, parte dos arguidos foram alvo de acusação por terem requisitado esses serviços, bem sabendo que quem os prestava não podia, nos termos da lei, fazê-lo”, diz nota da PGR. É o caso de Pinto da Costa e Antero Henrique, concretiza a Procuradoria. O MP suspeita que os dois arguidos tenham praticado o crime de exercício ilícito da actividade de segurança privada.

Os 57 arguidos são acusados da prática de vários crimes: associação criminosa, exercício ilícito da actividade de segurança privada, extorsão, coacção, ofensa à integridade física qualificada, ofensas à integridade física grave, agravadas pelo resultado, tráfico e detenção de arma proibida e favorecimento pessoal.

Entre os acusados inclui-se a empresa SPDE – Segurança Privada e Vigilância em Eventos, Lda, bem como o seu sócio- gerente, Eduardo Jorge Lopes Santos Silva. É um dos 13 arguidos que se encontram em prisão preventiva e que estão acusados da prática, entre outros, de crime de associação criminosa.

De acordo com a acusação, “este arguido seria o líder do grupo que se dedicava à prática de actividades ilícitas relacionadas com o exercício de segurança privada”, informa a PGR, em comunicado.

“Encontra-se indiciado que, a coberto da actuação legal da sociedade SPDE, Eduardo Silva montou uma estrutura que, com recurso à força e à intimidação, lhe permitiu vir a dominar a prestação de serviços de segurança em estabelecimentos de diversão nocturna de vários pontos do país”, acrescenta.

Ficou ainda indiciado que o grupo se dedicava às chamadas “cobranças difíceis”, exigindo, com uso de violência física ou ameaças, o pagamento de alegadas dívidas. Alguns dos arguidos foram acusados por terem recrutado tais serviços de “cobranças”, sendo, por isso, co-autores de crimes de extorsão ou coacção.

No decurso do inquérito, realizaram-se mais de cinco dezenas de buscas em várias zonas do país, designadamente em Lisboa, Porto, Vale do Sousa, Braga e Vila Real. Foram apreendidas diversas viaturas, dinheiro, armas e documentação. Nesta investigação, o Ministério Público foi apoiado pela PSP.

[Notícia actualizada às 16h11, com informações oficiais dadas pela PGR através de comunicado]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FERNANDO BATISTA
    05 jan, 2016 GAIA 17:40
    É COM TRISTEZA QUE VEJO O PRESIDENTE DO MEU CLUB,ALEGADAMENTE METIDO EM SITUAÇÕES DUBIAS.É ESTE O PRESIDENTE QUE OS PORTISTAS QUEREM PARA DERIGIR NO FUTURO O NOSSO CLUBE?COM ESTE PRESIDENTE E COM ESTE TREINADOR,ACABARÁ A ÉPOCA DE OURO DO F.C.DO PORTO.O TEMPO IR-ME-Á DAR RAZÃO. MESMO QUANDO OS PINTOS ESTÃO DE ACORDO,DIZENDO QUE QUEM CONTESTA É CONTRA O F.C.DO PORTO.TEMOS QUE SER SÉRIOS,SEM MANIA DE PERSEGUIÇÃO,ARRANJANDO FANTASMAS PARA TAPAREM O SOL COM A PENEIRA. AOS PROFISSONAIS-DIRECTORES ACONSELHO A RUA.BASTA DE DENEGRIREM ,COM ESTAS ATITUDES A GRANDE INSTITUIÇÃO, QUE É O F.C.DO PORTO. SAUDAÇÕES DESPORTIVAS.
  • Vermelhão
    05 jan, 2016 Évora 15:23
    Esta notícia não está correta. O Pinto da Costa contratou esta empresa de segurança não para o guardar a ele, mas sim à Nandinha. Ninguém poderá dizer "desta água não beberei". Digam lá, se ter 78 anos e uma mulher brasileira de 28 ou 29 anos, esta não precisa de ser bem guardada! Claro que precisa! Nem que seja para aumentar o rendimento físico dos jogadores do FêCêPê.
  • Jose
    04 jan, 2016 Marrocoa 21:22
    E provar os crimes será facil...
  • carlos andre
    04 jan, 2016 PORTO 18:44
    este PAÍS está cheio de santos e santinhos e eu como já fui novo e fui um bom filho da MÃE.....não digo nada sobre este assunto hoje sou velho não posso com uma rata pelo rabo são 83 anitos mas há aí muito esperto que sabe pedir DINHEIRO por vezes nós emprestamos ......quem o tem ...e depois ainda se gavam que não pagam porque não estão para aí virados e que quem lhes emprestou tem muito e por vezes um encosto ajuda a pagar tudo e mais alguma coisa eu por aqui me fico porque a idade já é muita e a vida a mim já me ensinou muita coisa ..acreditem que por vezes muitos comentários deviam dar sevolada
  • Carlos Gonçalves
    04 jan, 2016 Seixal 18:06
    Tudo bons rapazes...
  • tugatento
    04 jan, 2016 amarante 18:05
    Chegou a este ponto, refiro-me a dimensão do caso, porque há muitas cumplicidades , e interesses instalados, principalmente a Norte, Porto.
  • rosinda
    04 jan, 2016 palmela 17:52
    Um dia destes vou desistir da radio renascenca ! So toca musica de eros ramazzoti ! Ze perdigao e nuno melo sao os homems mais bonitos do mundo! Pinto da costa e um velho baboso quando olho para ele vou aos arames!
  • Antonio borrego
    04 jan, 2016 almada 17:43
    deviam escrever o seguinte: Pintinho sempre presente ao lado da máfia. Por aqui s vê o respeito q esta gente tem à justiça! no apito dourado foi o q s viu com as escutas e outras provas q sendo provas a justiça n as aceita pressionada por advogados também mafiosos. Aqui vai suceder o omesmo com a aplicação d uma multa d valor ridículo.
  • carmom
    04 jan, 2016 FAMALICÃO 17:41
    Pinto da Costa mete-se em alhadas fora do futebol,distraindo-se do que se passa no campo.Não ver a forma como o FCP joga,dizendo que não vê outros jogar melhor,é mesmo distracção.As equipes adversárias estando atentas sabem que a bola só chegará a sua grande área depois de ter estado alguns minutos na posse dos defesas e depois dos alas terem tentado 3 vezes ir hã linha de fundo.
  • anónimo
    04 jan, 2016 17:07
    "PERGUNTAR NÃO OFENDE" SERÁ QUE ESTA GENTE NOTICIOSA , NÃO RECORREU AOS SERVIÇOS DESTA SEGURANÇA? GOSTAVA DA RESPOSTA!...

Destaques V+