Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bloco de Esquerda avança e apresenta anteprojecto sobre morte assistida

15 fev, 2017 - 06:55

É o primeiro partido a avançar nesta matéria. A proposta exclui o recurso à eutanásia a menores e doentes com perturbações mentais.

A+ / A-

Veja também:


O Bloco de Esquerda (BE) apresenta esta quarta-feira, no Parlamento, o seu anteprojecto sobre morte assistida, um tema que divide o país político e a sociedade.

O anteprojecto é apresentado à tarde pelo deputado bloquista José Manuel Pureza, pelo dirigente e médico João Semedo e pela penalista Ana Godinho, autora de uma tese de mestrado sobre morte assistida.

O texto de 25 artigos exclui o recurso à morte assistida a menores e doentes com perturbações mentais. Deve ser "um adulto, consciente, lúcido, sem perturbações mentais, com uma lesão definitiva ou doença incurável, fatal e irreversível, num contexto de sofrimento intolerável e que exprima a sua vontade", segundo anunciou João Semedo na semana passada.

Essa vontade do doente tem de ser reiterada e deve também ter o aval de dois médicos, um deles da área da doença da pessoa, com a possibilidade de recorrer a um terceiro, psicólogo, para avaliar as condições psicológicas do requerente.

Além do BE, o PAN (Pessoas-Animais Natureza) e o Partido Ecologista "Os Verdes" anunciaram iniciativas, ainda sem data anunciada, e a convocação de um referendo é já uma possibilidade admitida pelo CDS-PP.

Após a apresentação deste projecto, o BE pretende fazer debates nas próximas semanas, ponto de partida de um debate aberto sobre o tema, que divide os deputados em São Bento, a começar à esquerda.

Os dois principais partidos, PS e PSD, já deram liberdade de voto aos seus deputados, embora o líder social-democrata, Pedro Passos Coelho, tenha prometido que o partido terá uma posição oficial sobre o assunto.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou, na quinta-feira, prematura qualquer iniciativa legislativa sobre a eutanásia, defendendo um debate amplo, profundo e generalizado, e o PSD pediu aos partidos que não tenham pressa em arrancar com o debate.

No PS, está marcada para 4 de Março a Comissão Nacional do partido para discutir moções sectoriais ao anterior congresso, uma delas pela despenalização da eutanásia, admitindo-se que, se essa moção for aprovada, um grupo de deputados socialistas apresentar um projecto de lei.

O CDS-PP é contra a morte assistida e admite um referendo nacional sobre o assunto.

No sábado, o semanário “Expresso” publicou um estudo da Eurosondagem segundo a qual a maioria dos inquiridos (46,1%) é favorável à despenalização da morte assistida, contra 27,4% que são contra. Sobre o referendo, a maioria (44,1%) é a favor e 32,7% é contra.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    20 fev, 2017 Coimbra 16:02
    É preciso muita arrogância política para até pretenderem incluir o homicídio numa parte de tudo aquilo que não mata mas que poderá influenciar a hora futura que, só por especulação, se pode pensar que será a hora da morte natural de um ser humano. A hora da morte natural não é antecipável; antecipáveis são os atos humanos. Esta iniciativa enquadra-se na linha ideológica fundamentalista do partido político, que é um dos partidos políticos da Lei da Matança (Lei relativa à matança de seres humanos nascituros). Mas, o que sobretudo é execrável, deplorável, hedionda e repugnante é a tentativa de usar essa iniciativa para legalizar a prática do homicídio consentido e o incitamento/ajuda ao suicídio, por conseguinte, de qualquer género de ATO antecipado, explicitamente/implicitamente pela premeditação, cuja intenção/propósito/finalidade seja a de provocar a matança de algum ser humano. Aonde andam as autoridades deste país, para ainda não terem ilegalizado este partido político que apresenta tais valores/princípios bárbaros/sanguinários? Tais deputados(as), que andam a receber chorudos salários do erário público, e se ocupam com projetos bárbaros/sanguinários já deviam ter sido expulsos da Assembleia da Republica há muito tempo.
  • Vera
    15 fev, 2017 Palmela 16:48
    Passados 2000 anos, ainda continuam a gritar: "Barrabás, Barrabás, Barrabás..." "Perdoa-lhes 'Pai' que eles não sabem o que fazem" (Jesus Cristo)

Destaques V+