Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passos Coelho. Governo não descentralizou “uma competência” para os municípios

12 fev, 2017 - 16:50

O líder social-democrata acusa mesmo o executivo de ainda não terem apresentado sequer um projecto.

A+ / A-

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, considera que o Governo socialista, desde que está no exercício de funções, ainda não descentralizou "uma competência" para os municípios e não apresentou um único projecto nessa matéria.

"Até hoje ainda não descentralizaram uma competência. Uma. Já fizeram muita coisa mas ainda não apresentaram sequer um projecto. Têm andado em discussão com a Associação Nacional de Municípios e, portanto, fizeram uns quantos ante-projectos a mostrar as intenções que tinham, e a Associação Nacional de Municípios (...) já disse que é muito importante avançar com a descentralização, que será realmente criminoso perder esta oportunidade para efectivamente se fazer descentralização", afirmou Passos Coelho.

Para o líder dos sociais-democratas, "tudo aquilo que foi discutido com o Governo não passou das intenções gerais e de superficialidade".

"Não há uma reunião que tenha ocorrido para discutir o detalhe financeiro das propostas, não há uma reunião que tenha sido realizada para discutir em pormenor e em profundidade as competências e atribuições que vão passar para os municípios", acusou.

Passos Coelho, que falava na Guarda, onde presidiu à sessão de encerramento do "Congresso da Coesão Territorial - O futuro dos territórios", organizado pela Juventude Social-Democrata (JSD) considerou os casos da descentralização e da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) como dois exemplos da inactividade do Governo.

"Quer dizer, ao fim de quase um ano e meio ainda não fizeram nada, ainda é só conversa para os jornais e para as televisões. A conversa é geral, ainda não discutiram com profundidade coisa nenhuma, mas já vão aprovar.

No Conselho de Ministros da próxima semana vão aprovar. E depois vão mandar para o parlamento e depois vão fazer como na concertação social: o parlamento é que decide. Os municípios depois, se quiserem, que assinem o acordo", rematou.

O exemplo da Caixa

O líder do PSD disse que a postura do Governo em relação à descentralização de competências é o mesmo que acontece com a CGD: "O Governo anda há um ano a falar na recapitalização. Ainda não meteu lá um tostão, melhor dizendo, um cêntimo. Todo o dinheiro que foi para a CGD foi aquele que no meu tempo de Governo a gente lá pôs".

Ainda em relação à descentralização de competências para os municípios, observou que o parlamento "deve aprovar, de facto, um novo pacote de descentralização lembrando que o PSD já apresentou propostas com competências a distribuir de forma universal por todos os municípios, que a maioria "chumbou por inteiro".

Disse esperar que "desta vez a coisa se discuta pelo menos de maneira minimamente digna" e que "o parlamento não faça como o Governo fez com a Associação Nacional de Municípios, que é uma simulação de discussão e uma simulação de negociação".

"As coisas não podem ser discutidas e aprovadas às três pancadas porque é preciso para as eleições autárquicas dizer que se é o campeão da descentralização. Tem mesmo de se fazer uma discussão séria", concluiu.

Passos Coelho falou ainda de coesão territorial e da necessidade de ser feita uma reforma do Estado com base numa "abordagem global" e não de "forma casuística", observando que "deste Governo não se conhece nenhuma ideia sobre reforma do Estado".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lá está ele
    13 fev, 2017 Matosinhos 13:32
    Vê-se mesmo que aquele falatório é apenas um relampório.
  • MÁS RECORDAÇÕES
    13 fev, 2017 POMBAL 13:09
    NÃO FEZ ABSOLUTAMENTE NADA . VENDEU AS EMPRESAS ESTRATÉGICAS QUE PORTUGAL O SEU GRANDE DESEJO ERA PRIVATIZAR OU SEJA VENDER A CGD. OS SEGUROS DA CAIXA FORAM VENDIDOS AOS CHINESES. A DESCENTRALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO VAI AUMENTAR SUBSTANCIAL OS CARGOS POLÍTICOS QUE TODOS VAMOS QUE TER DE PAGAR, HOJE HÁ VEREADORES PARA TUDO E POLÍTICOS A MAIS. NA AR DEPUTADOS A MAIS E A EXCLUSIVIDADE FICA PARA AS CALENDAS. PROMETEU PROMETEU E AFINAL O QUE FEZ FOIA AUSTERIDADE , COM IMPOSTOS CEGOS E FEZ SALTAR DOS BOLSOS DOS REFORMADOS, PENSIONISTAS E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS . FOI PRECISO O TC BARRAR-LHE O CAMINHO SENÃO SERIA O CAOS. MUITOS FORAM OBRIGADOS A EMIGRAR .
  • Filipe
    12 fev, 2017 Loulé 21:22
    És uma vergonha Coelho, mais um traidor à Pátria a tentar dar cabo da CGD para depois ela ser dada de borla aos teus compadres. Devias ir preso!
  • Joaquim Soares
    12 fev, 2017 Famalicão 20:44
    Sr. Passos Coelho que se faça a descentralização e regionalização mas com competência e eficácia, caso contrário andam por aí atrás do poder para interesses partidários, e o país continua na mesma situação. O Sr.diz tem mesmo que ser uma discussão séria, mas a história diz-nos precisamente o contrário, tem sido uma discussão do poder e partidária.
  • lv
    12 fev, 2017 lx 19:13
    Se não fosse o passos coelho, o tecnoforma, e a crista como é que os jornalixos escrevinhavam noticias?!
  • Salvador Ademar
    12 fev, 2017 Gondomar 18:25
    E a Carris meu? Queres maior exemplo de que tudo o que dizes é treta do que este? O governo passou a Carris para as mãos da Câmara de Lisboa...E o que fizeste tu de 2011 a 2015? ZERO!!!! Caluda pá!

Destaques V+