Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Associações denunciam alegado atropelamento de taxista por condutor da Uber

10 fev, 2017 - 20:06

"A violência do atropelamento partiu as duas pernas ao nosso colega que se encontra neste momento no Hospital Amadora-Sintra", avança a Federação Portuguesa do Táxi (FPT). A Uber desconhece o incidente.

A+ / A-

As associações representativas dos taxistas denunciaram esta sexta-feira o atropelamento de um destes profissionais na última madrugada, em Lisboa, alegadamente por um condutor ao serviço da plataforma electrónica de transporte individual Uber, que afirma desconhecer a situação.

"Um motorista da Uber atropelou deliberadamente um profissional do táxi e no momento da fuga ainda chocou de frente com um carro de uma médica que vinha em sentido contrário. A violência do atropelamento partiu as duas pernas ao nosso colega que se encontra neste momento no Hospital Amadora-Sintra, estando o diagnóstico clínico sob reserva", explica a Federação Portuguesa do Táxi (FPT), em comunicado assinado pelo presidente, Carlos Ramos.

Contactada pela Lusa, a Uber diz desconhecer a situação.

"A Uber não tem conhecimento deste incidente. Lamentamos e condenamos, como sempre temos feito, qualquer ato de violência independentemente de quem o pratica. Permanecemos sempre disponíveis para colaborar com todas as autoridades de forma a contribuir para a protecção da segurança pública", refere a Uber Portugal, em resposta escrita enviada à agência Lusa.

Contactado pela Lusa, o presidente da FPT, Carlos Ramos, contou que "mais de 400 táxis estão parados desde as 18h00 e até cerca das 20h00 no Aeroporto de Lisboa, como forma de solidariedade para com o colega atropelado", mas também para demonstrar a "revolta e indignação" perante a falta de actuação das autoridades face ao "transporte ilegal" da Uber.

Também em comunicado, a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) afirma que tomou conhecimento de que um seu associado "foi violentamente colhido por um veículo ao serviço da Uber".

No comunicado, o presidente da ANTRAL, Florêncio de Almeida, diz lamentar que esta situação aconteça depois de esta associação ter chamado "inúmeras vezes à atenção para o risco da atividade" destas plataformas e crítica a falta de atuação do regulador, Autoridade da Mobilidade e dos Transportes e dos tribunais para "mandar parar estes transportes ilegais".

A FPT, por seu turno, acrescenta que, apesar de a polícia não confirmar, esta federação diz saber que o alegado motorista da Uber responsável pelo atropelamento "acabou detido na zona de Rio de Mouro, concelho de Sintra.

Esta federação sublinha ainda ter em sua posse "registos que identificam o veículo Uber no local do atropelamento, captados por profissionais do táxi na Praça da Misericórdia", em Lisboa.

"A FPT responsabiliza politicamente o Governo por este violento acontecimento que se junta a muitos outros já vividos na capital, mas também no Porto (com pneus de táxis navalhados ou profissionais atingidos na cara com a espuma de extintores dos motoristas Uber)", frisa a nota.

Para Carlos Ramos, é a "inacção do Governo", através do Ministério da Administração Interna, na fiscalização do transporte ilegal de passageiros e no cumprimento integral da lei 35/2016 "que está a alimentar uma crescente tensão social, explosiva".

A agência Lusa contactou o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, que disse desconhecer a situação relatada pelas duas associações de táxis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bela
    10 fev, 2017 Lisboa 23:26
    É realmente de lamentar esta ocorrência,o que a mim pessoalmente nada disto me espanta.Hoje mesmo durante o meu turno,um motorista de um veículo da Uber,mandou a sua viatura para cima do meu Táxi.Eu tive de me desviar,ele olhou-me com um ar intimidador e ainda por cima estava ao telefone.Este tipo de situações está a acontecer-me diariamente com motoristas da Uber,que querem atropelar-me a toda a hora....!Bem pelo que me vou apercebendo,tanta polémica em relação há nossa classe ( motoristas de táxi),e no entanto são os motoristas da Uber,que não estão a ser corretos para connosco....!Tanta deslealdade,em questões de concorrência,julgo que não é necessário tanta violência,e penso e acredito que no meu país que é Portugal,ainda temos pessoas qualificadas e com competência,para tomar as medidas necessárias para penalizar este tipo de comportamentos seja em relação a um motorista de Taxi ou outros....Penso e desejo que as autoridades tomem medidas rigorosas para que o senhor motorista da Uber que atropelou um dos colegas da minha classe (Taxi)...Que resumindo é concluindo....Podia ser eu...!Seja severamente penalizado... É o que é politicamente correto....!
  • Miguel Branco
    10 fev, 2017 Algueirão 20:49
    Eu sou testemunha pois estava no local. Como é possível a polícia desconhecer o sucedido se tomou conta da ocorrência? Algo está podre no Reino de Portugal...

Destaques V+