Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Regresso às aulas

O pedido das costas dos miúdos: cuidado com o peso das mochilas

09 set, 2016 - 15:44

Mochilas não devem ultrapassar 10% do peso corporal e recomenda-se que tenham dupla alça larga, bem almofadada. A base não deve ultrapassar a linha de cintura da criança.

A+ / A-

O peso excessivo das mochilas escolares provoca dores nas costas dos alunos. Os pais tendem a desvalorizar as queixas dos filhos, mas o excesso de peso pode provocar graves problemas de saúde.

Em declarações à Renascença, o médico ortopedista Luís Teixeira explica que o excesso de peso das mochilas pode realçar “alterações congénitas, que já nasceram com a criança e só se vêm a manifestar mais tarde, até alterações de deformidades na coluna vertebral, na qual a mais conhecida é a escoliose”.

Segundo o especialista, a carga das mochilas pode provocar outro tipo de deformidades ou patologias mais complicadas “como infecções ao nível da coluna”.

Para evitar este tipo de problema, o médico recomenda que as mochilas não excedam “10% do peso corporal, tenham dupla alça larga, bem almofadada e a base não deve ultrapassar a linha de cintura da criança”.

Luís Teixeira alerta para o excesso de tempo que os alunos passam sentados durante todo o dia: “Há que fazer uma reunião do que é a estrutura geral de organização do período escolar. As pessoas passam demasiado tempo sentadas. Desde as 8h00 até à hora de almoço estão sentadas, almoçam sentadas e depois continuam sentadas nas aulas durante a tarde. Muitas vezes chegam a casa e vão estudar sentadas.”

O ortopedista apela ao Ministério da Educação que faça “uma alternância entre as actividades físicas, e as aulas onde os alunos estão sentados, com o objectivo de fomentar a prática do exercício físico”.

É no 7.º ano que as mochilas escolares vão mais pesadas, com uma média de sete livros por aluno.

Da mochila com rodas aos cacifos, as preocupações e soluções dos pais

A Renascença quis saber quais as principais preocupações e soluções dos pais para combater o excesso de peso das mochilas, e esteve junto a duas grandes superfícies comerciais em Lisboa.

As mochilas com rodas são para alguns pais uma solução para combater o excesso de peso das mochilas. “Por norma, é ela que escolhe o desenho e nós [pais] temos a preocupação para que seja de rodinhas porque o peso é excessivo”, explica Maria Monteiro, mãe de uma aluna de oito anos.

Sílvia Rodrigues tem uma filha de oito anos e nos últimos anos também optou por comprar mochilas com rodas “porque é menos prejudicial e é mais fácil”.

Este tipo de mochilas não é do agrado de todos os pais. Patrícia Pereira tem duas filhas com 10 e 12 anos e nunca considerou as mochilas com rodas como “uma solução”. Ponto de vista partilhado por Ana Lourenço, que chegou a comprar uma mochila com rodas para a filha de sete anos mas a meio do ano concluiu “que era mais difícil de transportar e mais pesada”.

Para evitar que os alunos andem carregados, há escolas que permitem que os livros fiquem na sala de aula. Marta Alves tem uma filha de oito anos e explica que articula-se com o professor para que a filha deixe na escola os livros que não precisa: “Fazemos a articulação com o professor. Os livros de que precisa, traz para casa, os que não precisa ficam na escola”.

Outras escolas têm cacifos ao dispor dos alunos. "A partir do 5.º ano eles têm cacifos, pagos. Na primária têm a possibilidade de deixar algumas coisas na escola, trazem só o básico, o que precisam no dia-a-dia”, refere outra mãe, Patrícia Pereira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+