Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Mil investigadores contra solução “precária” para a ciência portuguesa

23 jan, 2017 - 14:12

Em Agosto de 2016, o Governo aprovou a criação de um instrumento para contratar os investigadores a prazo, mas a iniciativa não foi bem acolhida.

A+ / A-

A Rede de Investigadores Contra a Precariedade Científica reuniu mais de mil assinaturas num manifesto contra a precariedade no sector. A petição pede uma ciência com futuro e direitos para todos.

Em Agosto de 2016, o Governo aprovou legislação que pretende criar um instrumento para contratar os investigadores a prazo, mas a iniciativa não foi bem acolhida.

Simone Tulumello, membro da Rede de Investigadores Contra a Precariedade Científica, diz à Renascença que são instáveis as condições com que os investigadores se debatem ao nível dos contratos de trabalho.

“Os investigadores portugueses não têm uma perspectiva de carreira”, diz.

“A decisão de transformar algumas das bolsas de investigação em contratos é uma questão absolutamente positiva, mas há dois problemas. Um é que não abrange todos – nem todos os bolseiros são abrangidos pela norma transitória. A segunda questão é que a forma de contratar prevista pelo decreto é outra vez uma forma precária”, diz o cientista italiano, investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

“Contratos de três anos renováveis até seis anos é outra vez não ter perspectiva de carreira”, acrescenta.

Na semana passada, o ministro da Ciência e Ensino Superior manifestou disponibilidade para clarificar o decreto-lei do regime de contratação de doutorados, nomeadamente a abertura de concurso ao fim de seis anos de contrato.

"O recrutamento inicial de jovens investigadores com doutoramento deve dar o acesso às carreiras. Se há dúvida perante essa intenção, deve ficar perfeitamente claro que ao fim dos seis anos de contrato deve ser aberto o concurso", afirmou o ministro.

Manuel Heitor falava no agendamento do PCP de uma apreciação parlamentar ao decreto-lei que "aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento", na qual foram também discutidas uma apreciação parlamentar do BE e um projecto de lei do CDS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+