Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal tem a segunda maior dívida pública da União Europeia

23 jan, 2017 - 12:15

São dados do Eurostat relativos ao terceiro trimestre de 2016.

A+ / A-

Portugal regista a segunda maior dívida da União e a quarta subida homóloga. No terceiro trimestre de 2015, a dívida pública portuguesa atingiu 130,4% e subiu, no mesmo trimestre de 2016, para 133,4%.

Os números foram divulgados esta segunda-feira pelo gabinete de estatística da União Europeia, segundo os quais a Grécia que detém a dívida pública mais elevada da UE (176,9%).

No conjunto dos 28 Estados-membros da UE, a dívida pública foi de 83% do PIB, abaixo dos 85,9% homólogos e dos 84,2% do trimestre anterior.

A dívida pública portuguesa em função do PIB da Zona Euro recuou, no mesmo período, para os 90,1% – face aos 91,2% registados entre Abril e Junho e aos 91,5% do período homólogo.

Segundo o Eurostat, e face ao terceiro trimestre de 2015, 11 Estados-membros viram a sua dívida pública aumentar em função do PIB, com as maiores subidas a ocorrer na Grécia, na Lituânia e em Portugal.

As baixas mais significativas registaram-se na Irlanda, na Holanda e na Hungria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • julio
    24 jan, 2017 vila verde 09:40
    A maior parte da divida é para manter o monnstro , FP e estado, envestimento fica para depois
  • COSTA DEMAGOGO
    23 jan, 2017 Lx 14:32
    Não há problema pois a geringonça ainda vai elevar mais o patamar da dívida pública ao despejar dinheiro a rodos para comprar votos dos mesmos de sempre... O Governo não tem estratégia, governa à vista e refém do BE e do PCP e das centrais sindicais: mais professores, 35 horas semana para a função pública, reversões e depois queixem-se do que está anunciado para vir. O nosso déficit reduziu desde 2011 de 12,2 por cento para 3,2 por cento até 2015 e agora para algo próximo dos 2,5 por cento à custa do mau funcionamento dos serviços de saúde, do empurrar da despesas para o exercício de 2017, com as cativações, com a falta de investimento e por aí adiante... O Costa, pantomineiro e vendedor da banha da cobra, foi além da Comissão Europeia na redução do deficit para 2016 mas em 2017 a porca da economia vai torcer o rabo kamaradas...
  • Eborense
    23 jan, 2017 Évora 14:02
    E se o Sr. Costa continuar a fazer todas as vontades do BE e do PCP, daqui a uns meses será a maior dívida de todas e destacada da 2ª maior. É uma vergonha. Quando já estávamos a reduzir a dívida, agora com a geringonça, invertemos o rumo, rumo esse que vai ter directamente ao abismo. Todos vamos ter que pagar a salvação política do Sr. Costa, mas quando isto der para o torto será certamente o 1º a abandonar o barco.
  • AM
    23 jan, 2017 Lisboa 12:47
    Sim? E mais? Esqueceram-se de dizer, "divida pública PRIVADA", pois, não são os funcionários do ESTADO, que andam a alinhar com isto... Pois!

Destaques V+