Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Múltiplos sismos em Itália. Escolas, museus e metro evacuados em Roma

18 jan, 2017 - 09:31

"Estamos todos a tremer", descreve uma testemunha. Os terramotos atingiram todos uma magnitude superior a cinco.

A+ / A-

Uma sucessão de sismos em Itália estão a causar preocupação e a levar a medidas de cautela, embora ainda não haja indicação de danos materiais ou humanos significativos.

A terra tremeu já quatro vezes na zona centro do país, com os sismos a serem sentidos, por exemplo, em Roma. O primeiro sismo registou-se às 10h25 (9h25 em Lisboa), o segundo menos de uma hora depois, às 11h14 (10h14 em Lisboa) e o terceiro por volta das 11h26 (10h26), cerca as 10h45 registou-se um novo tremor de terra.

Os terramotos atingiram todos magnitudes superior a cinco. O segundo foi o mais forte, tendo atingido os 5,7, de acordo com a agência Reuters.

O epicentro dos sismos foi a cerca de 100 quilómetros a nordeste da capital. Na sequência dos abalos, as autoridades decidiram evacuar o metro da cidade, bem como algumas escolas, museus e pontos turísticos, incluindo o Capitólio. Em Amatrice, que já tinha sido quase totalmente destruída no sismo de Agosto de 2016, caiu a torre do sino da Igreja local, que já se encontrava fortemente danificada.

As populações das regiões mais próximas do epicentro viveram momentos de pânico que vieram acrescentar medo ao desconforto sentido pela vaga de frio que tem assolado a região, com queda de neve muito acima do normal.

"Está tudo na rua. Está muito vento e frio", disse à agência Reuters Lina Mercantini, da aldeia de Ceselli, a cerca de 80 quilómetros do epicentro. "É muito enervante. Não há maneira de acabar. Estamos todos a tremer".

O primeiro-ministro do país, Paolo Gentiloni, já está em contacto com as autoridades de Protecção Civil.

Em 2016, o país foi atingido por vários sismos. O mais devastador registou-se a 24 de Agosto, em Amatrice, na sequência do qual morreram cerca de 300 pessoas e destruiu várias cidades e aldeias das regiões de Lazio e Marche. O Governo estima que a reconstrução custe, pelo menos, quatro mil milhões de euros. Depois desse terramoto, foram sentidas na região mais de 45 mil réplicas, incluindo um sismo de 6,6, registado em Outubro, o mais violento que atingiu o pais em 36 anos.

[notícia actualizada às 11h32]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 18 jan, 2017 15:08
    Estou em Roma e não senti nem vi evidências de sismos
  • António Campos Leal
    18 jan, 2017 Lisboa 15:04
    Saberão a diferença entre "Terramotos" e "tremores de terra"?
  • CAMINHANTE
    18 jan, 2017 LISBOA 12:18
    O Planeta em modificação / alteração... perigo para os seres vivos.
  • carla costa
    18 jan, 2017 Brasil-Ananindeua 11:58
    Não quero nem imaginar....

Destaques V+