A+ / A-

“Importa salvar vidas e não burocracias”. ONU acusa Europa de violações graves contra refugiados

13 jan, 2017 - 11:21 • André Rodrigues

Pelo menos cinco pessoas já morreram de hipotermia e mais de 1.000 estão sem aquecimento nas tendas e dormitórios espalhados pela Grécia.

A+ / A-
“Importa salvar vidas e não burocracias”. ONU acusa Europa de violações graves contra refugiados
“Importa salvar vidas e não burocracias”. ONU acusa Europa de violações graves contra refugiados

As Nações Unidas acusam governos europeus de usar a violência para desincentivar a vinda de refugiados e assim reverter o movimento de milhares de pessoas que tentam escapar aos conflitos na Síria e no Iraque.

Numa conferência de imprensa, esta sexta-feira, o Alto Comissariado da ONU e a UNICEF acusam as autoridades de diversas violações graves dos direitos humanos, agressões e até retirada de bens, como telemóveis.

Os refugiados e migrantes estão a morrer nos campos. Nesta crise “importa salvar vidas e não burocracias e acordos”, alertou Sarah Crowe, porta-voz da UNICEF em Genebra, acrescentado que a situação mais dramática vive-se na Grécia, na ilha de Lesbos.

Phillipa Kempson, uma voluntária britânica que presta assistência nesta ilha grega, confirma esta versão e dá conta de relatos de desespero. “Falei recentemente com vários refugiados que me disseram que preferem regressar à Síria e terem uma morte rápida do que permanecer retidos aqui para uma morte lenta - é a prova de quão mau isto pode ser”, descreveu à Renascença a partir de Lesbos.

De acordo com o Alto Comissariado para os Refugiados, pelo menos, cinco pessoas morreram de hipotermia e mais de 1.000 estão sem acesso a equipamentos de aquecimento nas tendas e dormitórios espalhados pela Grécia.

Por outro lado, Joel Millman, da Organização Internacional das Migrações, apresenta números que espelham a tragédia contínua no Mediterrâneo: pelo menos 27 pessoas morreram desde o início do ano ao tentarem a travessia entre o norte de África e a Europa.

Cerca de 350 mil migrantes chegaram à União Europeia no ano passado, representando um declínio acentuado em relação a 2015, quando entrou mais de um milhão de pessoas, segundo a agência europeia de controlo de fronteiras Frontex. Já a Organização Internacional das Migrações registou a morte de que 4.812 pessoas no Mediterrâneo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • melough
    16 jan, 2017 Faro 12:58
    Refugiados em Portugal...se vêm de avião são presos e deportados se vêm de barco são recebidos com todas gentilezas possíveis. Como é???
  • manuel Moiteiro
    15 jan, 2017 Marinha grande 23:10
    Atiram com o Problema para a Europa para escravizar esses Jovem no Trabalho. Atirando com muitos Profissionais para o Desemprego por questões salariais...Por Outro lado Foi a Europa que deu Apoios .para as Invasões em Paises Suberanos destruindo tudo o que mexia .E nós vamos pagando a Fatura das decisões Politicas ((ONU ??)) quem é que paga todas as Luxuras.
  • Indignada
    15 jan, 2017 Fig Foz 16:12
    Os refugiados precisam de ajuda..., mas a resolução nunca de ve depender da farsa em que vivemos, onde abortistas=assassinos de Inocentes, fingem ser solidários com aqueles que são vítimas de guerras com as quais têm colaborado nem que mais não seja, pelo silêncio dos membros da ONU, lacaios de quem realmente nela manda., os EUA, China, Rússia...., os senhores da plutocracia!
  • fanã
    14 jan, 2017 aveiro 17:22
    Uma evidencia............Já que o problema dos " refugiados" de natureza política , económica e infelizmente alguns criminosos infiltrados neste movimento, é um problema HUMANITÁRIO a escala Mundial. Não compreendo porque carga de água, ade ser a Europa a suportar esta vaga invasiva . Como se o Médio Oriente e Ásia fossem parte integra do Continente Europeu e tivessem essa especifica obrigação , Não se ouve que a Índia , China , Japão , Austrália , USA , América do Sul , África do Sul , Emirates devam ser parte do problema . Enfim ....., algo que me intriga .........................!
  • O clube...
    13 jan, 2017 lisboa 13:22
    O que a ONU diz não se escreve... É apenas um clube para os amigos.
  • Maria
    13 jan, 2017 Porto 13:08
    E porque Europa? É tão fácil "chutar" para a casa dos outros!

Destaques V+