Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Mais edifícios construídos e reabilitados e casas mais caras em 2017

16 jan, 2017 - 16:32

São as expectativas do sector, que nota, desde 2015, a inversão da tendência dos anos mais agudos da crise.

A+ / A-

O presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (AICCOPN), Reis Campos, antevê uma subida do preço das casas em 2017.

Depois de um “decréscimo permanente dos preços das casas desde 2010”, o presidente da AICCOPN diz à Renascença se verifica uma subida generalizada dos preços: “Em 2016, e já 2015, começou a iniciar-se uma inversão e acredito que vai continuar, em 2017.”.

A procura “excessiva dos centros históricos e dos centros das cidades” motivada, em grande parte, pelo turismo leva a que o aumento seja mais elevado do que na província, explica Reis Campos.

A reabilitação urbana registou, em 2016, um crescimento considerável com um aumento de 7,5% do crescimento das licenças para a reabilitação urbana e cerca de 10% na actividade. Estes dados são “francamente positivos” para o presidente da AICCOPN que acredita que este ano o número de edifícios reabilitados vai ser maior. No entanto, acrescenta: “A reabilitação urbana está longe de atingir aquele ritmo que nós entendemos que é necessário para reabilitar o país.”

Também na construção há uma tendência para o crescimento motivada pela “procura de habitação e a necessidade de intervenção nas cidades que tem neste momento uma procura [por serviços turísticos], por exemplo, instalações de equipamentos para a indústria hoteleira”, remata Reis campos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+