Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Gripe faz disparar chamadas para a Linha Saúde 24

13 jan, 2017 - 10:46

Coordenador deste serviço responde às críticas sobre o funcionamento, garantindo que mais de 95% dos utentes estão satisfeitos.

A+ / A-

Por causa da gripe aumentaram as chamadas para a Linha Saúde 24: uma subida de 150% face ao mesmo período do ano passado.

Os profissionais de saúde que prestam serviço neste atendimento telefónico estão a receber, em média, 3.500 chamadas por dia, revela ao programa Carla Rocha – Manhã da Renascença Sérgio Gomes, coordenador deste serviço.

“Estamos a atender cerca de 3.500 chamadas/dia. Do ponto de vista das situações de gripe, que é uma das avaliações que os nossos algoritmos comportam, estamos com cerca de 500-550 chamadas/dia”, detalha.

Sérgio Gomes garante que, apesar do aumento, o funcionamento não está sob “pressão”.

“Gostaríamos de atender mais, ajudar mais os serviços de saúde, particularmente as urgências. Aliás, um dos grandes objectivos do serviço quando foi criado em 2007- e já vamos fazer 10 anos – era reduzir a pressão sob os serviços de urgência e posso dizer que conseguimos”, acrescenta.

Dados da Direcção-geral da Saúde (DGS) revelam que, na primeira semana de Janeiro, morreram quase quatro mil pessoas, cerca do dobro de mortes registadas no mês passado. O frio que se fez sentir na semana de 1 a 8 de Janeiro, aliado ao vírus da gripe que circula este ano ser particularmente nocivo para os mais idosos, pode ser uma das razões que explicam o fenómeno.

Questionado as criticas que têm sido feitas à Linha Saúde 24, nomeadamente pelo bastonário da Ordem dos Médicos que chegou até a defender a extinção do serviço, o coordenador da linha responde com a taxa de satisfação de quem liga.

“O serviço tem um grau de satisfação por parte dos utentes superior a 95%. Nós temos um perfil de atendimento muito ligado entre as 17h00 e as 2h00, ou seja, é quando os outros serviços de saúde, nomeadamente os cuidados de saúde primários, estão encerrados”, garante Sérgio Gomes.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    13 jan, 2017 palmela 18:48
    Os pobres sao obrigados a ir farmacia comprar medicamentos ao frio morrem porque os hospitais nao tem camas! A gripe evolui para bronco pneumonia e zas ai vao eles desta para melhor ! A comunicacao social devia estar mais ao servico do povo que a escuta e le do que ao servico dos politicos! Parece que vivem num mundo a parte em que so politicos eos ricos sao gente.
  • rosinda
    13 jan, 2017 palmela 18:32
    Pessoas novas tudo a morrer todos dias temos um e a comunicacao social quer por forca que os portugueses se revejam no funeral de mario soares vao diabo que os carregue a todos porque nos estamos a ver os nossos amigos a partir fartos de trabalhar a morrer em casa com bronco pneumonias !

Destaques V+