Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal vai bater o dente de frio nos próximos dias

12 jan, 2017 - 02:01

A culpa é de uma superfície frontal fria esperada a partir desta quinta-feira.

A+ / A-

Portugal continental vai ser afectado a partir de hoje por uma superfície frontal fria, prevendo-se, por isso, uma descida dos valores da temperatura, em especial da mínima, que em alguns locais ficará abaixo de zero.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir de quinta-feira Portugal continental vai ser afectado pela passagem de uma frente fria que vai levar à descida das temperaturas entre 3 a 7 graus Celsius até ao início da semana.

Para esta quinta-feira está prevista chuva fraca a partir do meio da manhã nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela, queda de neve acima dos 1.400 metros para o final do dia na Serra da Estrela, serra de Montesinho e Montalegre e uma intensificação do vento nas terras altas.

Na sexta-feira, ainda está prevista precipitação no extremo norte do território, que poderá ser de neve acima dos 800 metros até ao final da manhã.

Depois, segundo o IPMA, o anticiclone vai ficar localizado a noroeste da Galiza e ficará pelo menos até segunda-feira, dia 16.

No que diz respeito às temperaturas, vai registar-se uma descida da máxima nas regiões do norte e centro entre 4 e 6 graus Celsius e na noite de quinta para sexta-feira desce a mínima entre 3 a 4 graus.

Na noite de sexta-feira para sábado, a mínima volta a descer mais 2 a 3 graus.

Segundo o IPMA, a partir de sábado não está prevista nem precipitação, nem queda de neve, mas algum desconforto térmico, devido às baixas temperaturas previstas.

Para o interior norte e centro estão previstas temperaturas mínimas abaixo de zero, como por exemplo na Guarda e em Bragança (-02 graus). Em Lisboa, a temperatura mínima deverá rondar os 5 ou 6 graus.

As temperaturas vão descer gradualmente até sábado e depois a partir daí não vão ter grandes variações.

De acordo com o IPMA, esta situação em Portugal continental não tem a ver com a situação que se vive na Europa que tem estado a ser afectada por uma vaga de frio, que já causou pelo menos 60 mortes.

Na Polónia, o país mais afectado, as temperaturas estão a registar valores perto dos 20 graus Celsius (ºC) negativos em algumas regiões.

Esta vaga de frio vindo da Escandinávia afecta a Europa desde o fim da semana passada, provocando vítimas em outros países do Leste, como República Checa ou Bulgária, designadamente entre sem abrigos e migrantes, mas também na Macedónia, Bielorrússia ou Itália.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rodrigo manoel pires
    14 jan, 2017 Belo Horizonte 14:09
    Muito bem lembrado, a preocupação do governo com a população levar ao cidadão comum mais segurança e informações úteis para o seu dia-a-dia.SDS
  • Mario
    12 jan, 2017 Portugal 23:19
    Os Portugueses podem bater dentes, mas Portugal desconhecia que tinha dentes.

Destaques V+