Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Selecção Nacional

Fernando Santos "claramente a favor" do alargamento do Mundial

12 jan, 2017 - 17:15

Opinião emitida pelo seleccionador campeão da Europa, durante encontro com correspondentes estrangeiros em Portugal. Fernando Santos demarca-se dos dramas que têm sido feitos em relação ao tema.

A+ / A-

Fernando Santos considera que o alargamento do Mundial a 48 selecções, a partir de 2026, tornará a prova mais competitiva, ao mesmo tempo que critica o dramatismo dos detractores da medida anunciada esta semana pela FIFA.

"Temos de evitar ser demasiado dramáticos", sustentou o seleccionador nacional, campeão europeu em 2016, durante um encontro com correspondentes estrangeiros, realizado em Lisboa, esta quinta-feira.

"Se o alargamento significasse o aumento do número de jogos [disputados durante o Mundial] seria mais complicado, mas como não é o caso, sou claramente a favor", frisou Fernando Santos, para quem o aumento do número de selecções pode incrementar a competitividade, uma vez que os grupos terão três em vez das actuais quatro equipas.

"Algumas pessoas dirão que o formato alargado não traz mais qualidade, mas o facto é que estes torneios, acima de tudo no Mundial, são marcados pela ausência de boas seleções", defendeu o técnico.

O Conselho da FIFA aprovou na terça-feira, por unanimidade, o alargamento da fase final Mundial de futebol, a partir de 2026, de 32 para 48 selecções.

As duas próximas edições, ainda com 32 equipas, vão decorrer na Rússia e no Qatar, em 2018 e 2022, respectivamente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+