Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UTAD faz diagnóstico sobre o turismo no Douro

11 jan, 2017 - 12:20 • Olímpia Mairos

O projecto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro pretende “colmatar, com a produção de conhecimento científico, o fosso existente entre as potencialidades turísticas do Douro e o seu desenvolvimento".

A+ / A-

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai fazer um diagnóstico sobre o turismo no Douro no âmbito do projecto Dourotur.

Segundo a academia transmontana, o projecto pretende “colmatar, com a produção de conhecimento científico, o fosso existente entre as potencialidades turísticas do Douro e o seu desenvolvimento, mostrando estratégias para maximizar os benefícios do turismo na estimulação da economia local e minimizar os efeitos negativos”.

O número de visitantes que chegam ao Douro Património Mundial da Unesco tem aumentado significativamente nos últimos anos, mas torna-se premente “conhecer melhor o turista que visita o território e os impactos que o turismo deixa no território”.

O projecto de investigação Dourotur, sobre turismo e inovação tecnológica do Douro, está a ser desenvolvido pelo Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da academia transmontana e assenta em quatro linhas de investigação: a oferta e a hospitalidade turística do Douro, a imagem, a comunicação e os relatos turísticos do Douro, a procura turística e os efeitos do turismo no Douro e o ‘marketing’ digital turístico e as novas tecnologias no Douro.

A abordagem a fazer privilegia uma “perspectiva sistémica, territorial e integral do turismo enquanto actividade humana complexa”.

O objectivo é estudar o turismo no Douro nas suas diversas vertentes, desde os visitantes, aos operadores, os empresários e a população residente.

O Dourotur é apresentado esta quarta-feira, numa sessão que terá como convidados os diferentes agentes sociais do turismo na região duriense.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+