Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa insurge-se contra aldrabões em catequese sobre falsos ídolos

11 jan, 2017 - 11:48 • Aura Miguel

Francisco recordou aos fiéis presentes em Roma que os bilhetes para as audiências gerais de quarta-feira são gratuitos e que é crime tentar vendê-los.

A+ / A-
Papa insurge-se contra aldrabões em catequese sobre falsos ídolos
Papa insurge-se contra aldrabões em catequese sobre falsos ídolos

O Papa Francisco dedicou a sua catequese semanal de quarta-feira à questão dos falsos ídolos, advertindo os fiéis contra a tentação de depositar a fé em coisas que não podem corresponder.

“Às vezes procuramos um Deus que possa moldar-se às nossas exigências e intervir magicamente para mudar a realidade e torna-la como nós queremos. Um ídolo que, enquanto tal, não pode fazer nada. É impotente e mentiroso. Mas nós gostamos dos ídolos, agradam-nos tanto!”

Francisco ilustrou esta questão com um episódio que presenciou nos seus dias de arcebispo de Buenos Aires. “Uma vez, enquanto ia de uma igreja para outra, uns mil metros, ao caminhar passei por um parque e nesse parque havia pequenas mesas – tantas, tantas – onde estavam sentados os videntes. E havia imensa gente a fazer fila. Dava-se-lhes a mão e eles começavam. Mas o discurso era sempre o mesmo: ‘Há uma mulher na tua vida, uma sombra que aparece, mas tudo vai correr bem…’ Depois pagava-se.”

“É isto que te dá segurança? É a segurança de uma – permitam-me a palavra – estupidez. Ir ao vidente, ou à vidente, que lêem as cartas, isto é um ídolo! Isto é um ídolo. E quanto nos agarramos muito a eles, compramos falsas esperanças”, insistiu o Papa, contrastando-a com a “esperança da gratuidade que nos trouxe Jesus Cristo gratuitamente, dando a vida por nós. Aquela em que às vezes não confiamos.”

No final da sua intervenção, o Papa fez outra advertência, pedindo aos fiéis que não se deixem enganar por quem tenta vender bilhetes para as audiências gerais.

“Devo dizer-vos uma coisa que preferia não dizer, mas tenho de dizer. Para entrar nas audiências há bilhetes onde está escrito, em seis línguas, que ‘o bilhete é totalmente gratuito’. Para entrar na audiência, quer na aula Paulo Sexto, quer na Praça, não se deve pagar. É uma visita gratuita que se faz ao Papa, para falar com o Papa, com o Bispo de Roma.”

“Mas eu soube que há uns espertalhões que vendem os bilhetes. Se alguém te disser que para ir à audiência com o Papa é preciso pagar alguma coisa, está a enganar-te. Fica atento! A entrada é gratuita. Aqui entra-se sem pagar, porque esta é a casa de todos. E se alguém te pede dinheiro para entrares na audiência, comete um crime. É como um delinquente, faz algo que não se deve fazer”, afirmou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+