A+ / A-

“É preciso desencorajar uso de carros a gasóleo”. Quase 400 mil têm emissões excessivas

19 set, 2016 - 08:22

Portugal é o 11º país da União Europeia com maior número de viaturas a poluir acima da média. Documento conhecido esta segunda-feira surge um ano depois do escândalo com a Volkswagen.

A+ / A-

Em Portugal, circulam 376 mil viaturas a gasóleo com emissões excessivas. As emissões reais são pelo menos 10 vezes superiores em comparação com os testes. O número é avançado pela associação Zero, de acordo com um relatório da Federação Europeia de Transporte e Ambiente.

“Quer os veículos construídos entre 2010 e 2014, quer os mais recentes, entre os testes e a estrada, estão a emitir muito mais óxidos de azoto”, afirma à Renascença o dirigente da associação, Francisco Ferreira.

O ambientalista recorda que, “já no ano passado, tínhamos ultrapassado os valores limite do dióxido de azoto e, olhando para os dados destes nove meses, o caminho para 2016 é exactamente o mesmo, com consequências para a saúde pública e com uma queixa que está em curso contra o Estado português por parte da Comissão Europeia”.

Francisco Ferreira aponta, em concreto, a Avenida da Liberdade, em Lisboa, e a zona da Campanhã/Praça Francisco Sá Carneiro, no Porto como “as zonas com maior tráfego em Portugal”.

Há, por isso, ainda muito por fazer pela defesa da qualidade do ar. Por exemplo, “mais testes, uma supervisão independente, melhor legislação, fixar limites mais rigorosos para os óxidos de azoto nos veículos e, acima de tudo, é preciso começar a pensar no desencorajamento do uso de automóveis a gasóleo”.

Além disso, “todos os carros identificados [com emissões poluentes a mais] devem ser chamados à oficina para se procurar remediar, tanto quanto possível, através de uma revisão extraordinária, as emissões que têm”.

Francisco Ferreira defende ainda a criação de mais “zonas de emissão reduzidas, como existe em Lisboa” e que a sua fiscalização seja melhorada.

Portugal ocupa a 11ª posição na lista de países da União Europeia com mais emissões poluentes nos automóveis. O “ranking” é liderado por França, Alemanha e Reino Unido.

Quanto a marcas, um ano depois do chamado “dieselgate”, a Volkswagen passou a estar entre as mais cumpridoras dos limites nos modelos fabricados depois de 2014.

Land Rover, Hyundai, Opel, Fiat, Nissan e Mercedes são as que mais poluem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bento Fidalgo
    06 jan, 2017 Agualva 17:07
    É só proibir o fabrico, venda ou circulação dos ditos carros a gasóleo e incentivar o fabrico de carros elétricos de baixo preço, que não sejam para vaidosos endinheirados, e tudo se resolve. Dar uns incentivos para trocar aqueles por estes últimos. Falam,falam mas, não querem mexer nos interesses instalados. Quando vieram as máquinas a carvão, acabaram as carroças de bestas. Quando vieram os fósseis, acabaram as de carvão. Agora está na hora de acabar com os fósseis e começar com os elétricos mas, para todos. Há muito tempo para evoluir para os especiais de corrida a preços que só eles podem pagar.
  • Costa
    19 set, 2016 São Bento 23:31
    Comprem vacas voadoras que funcionam apenas com vento e vão passar a ver que além de menos poluição o bater das asas das simpáticas vaquinhas acabam por oxigenar o próprio ar.
  • pestana
    19 set, 2016 coimbra 13:40
    Só mais uma coisinha, Nao adianta baixar os preços da gasolina e os impostos apenas para convencer um monte de pessoas a comprar veiculos a gasolina e logo a seguir carregar novamente nos preços. As pessoas nao sao idiotas e nao se esquecem da traição
  • pestana
    19 set, 2016 coimbra 13:38
    que tal baixar o preço da gasolina para um valor abaixo dos digamos 85centimos/L afinal alem de ser muito mais cara que o gasoleo, faz menos Km/l, ainda que a gasolina custasse exactamente o mesmo que o gasoleo minha preferencia continuaria a ser pelo gasoleo por fazer mais km por litro, quanto a natureza e ambiente? se nao me cabe no bolso eu vou procurar sempre oque for melhor para mim quem viver no futuro que trate dos proprios problemas deles, nossos pais e avos usavam veiculos muito mais poluentes e queimavam carvao como loucos, estavam eles preocupados com o nosso futuro? O unico que os governos vao conseguir ao DESENCORAJAR em excesso o uso do gasoleo vai ser empurrar as pessoas a cometer fraudes e praticas ilegais, uma coisa é incentivar outra é tentar forçar as pessoas a fazer a vontade deles e isso nunca tem bons resultados, esse povo parece precisar e um lembrete constante de que eles existem para nos servir e nao o oposto
  • 19 set, 2016 ranholas 13:21
    O povo está a ganhar bem,não compreendo porque não compram carros novos?de preferência eléctricos,ou habituaram-se á norma de comprarem mercedes,audis,bmw e outros a diesel,importados da Alemanha?Os combustíveis também estão baratos,até fizeram um sem aditivos,dito simples,e por fim,porque não andam de transportes públicos?Portugal é o país dos melhores transportes públicos,sempre a horas,em quantidade e geralmente transitam vazios,porque a maioria anda com carros a gasóleo.
  • rosinda
    19 set, 2016 palmela 12:53
    Desencorajar as pessoas a comprar carros a gasoleo estando a gasolina mais cara e coisa de maluco!
  • O país da diversão
    19 set, 2016 Lisboa 12:41
    Portugal, o país da diversão! Francisco Ferreira devia preocupar-se mais com os direitos humanos nos quais Portugal não é exemplo, e menos em manipular o povo. E nesta manipulação conta com a cumplicidade dos media. Pelo país real, chega de circo, de futebol, de manipulação.
  • Paul
    19 set, 2016 Belas 09:39
    o diesel simples tambem veio ajudar bastante nessas emissoes excessivas
  • Manuel
    19 set, 2016 LX 09:31
    Grande sentido de humor!... Anos e anos até ao momento presente a manter o preço do diesel mais barato e a penalizar a gasolina. Dentro de Lisboa permitem a circulação de táxis e autocarros altamente poluentes. O Medina em vez de tomar medidas que permitam uma circulação auto mais fluída e logo menos poluidora quer por toda a gente a andar de bicicleta.... Lisboa é um estaleiro permanente. Tudo junto é um circo!
  • Luis
    19 set, 2016 LX 09:28
    Desencorajar o uso de carros a gasóleo??? Baixem o preço da gasolina e os impostos associados á mesma que, provavelmente, as pessoas na altura de adquirirem viatura, pensam duas vezes antes de comprarem viaturas a diesel.

Destaques V+