Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​António Costa na Índia com honras de chefe de Estado

06 jan, 2017 - 07:01 • Susana Madureira Martins

O primeiro-ministro inicia este sábado, em Nova Deli, uma visita de cinco dias com regresso às origens em Goa.

A+ / A-

Foto: DR


O convite do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, surgiu pouco depois da tomada de posse do Governo PS. A formulação desse convite terá sido pouco ortodoxa, já que, segundo fonte diplomática, incluiu uma “referência simpática e calorosa” às origens indianas de António Costa, com raízes em Goa. A visita tem estatuto de Estado, ou seja, o primeiro-ministro terá honras de chefe de Estado e será recebido em Nova Deli, este sábado, no Palácio Presidencial.

Esta deslocação de António Costa à Índia, para onde parte esta sexta-feira, é vista como uma verdadeira oportunidade de negócio, não a curto prazo, mas a médio/longo prazo. Para o Governo servirá como semente para o futuro e de forma pragmática: semear agora para colher depois.

O facto é que a relação económica Portugal-Índia é diminuta; as exportações nacionais para aquele país representam 100 milhões de euros ao ano, o que é tido como residual. Tendo em conta que a economia indiana está a crescer na ordem dos 7,5% ao ano o Governo português entende que é de aproveitar a visita e tentar estabelecer parcerias. As áreas de aposta estão desenhadas: a indústria à volta do ambiente – saneamento, resíduos, água – defesa, turismo, cinema.

António Costa é convidado de honra da convenção da diáspora indiana que vai realizar-se em Bangalore. O primeiro-ministro irá discursar num evento que se realiza de dois em dois anos e que deverá reunir naquela cidade cerca de dez mil pessoas, a maioria empresários indianos emigrados.

Para além da dimensão económica, Portugal aproveita esta visita para reforçar a relação política com a Índia; após o corte de relações nos anos sessenta do século passado a intensidade das visitas de Estado tem vindo a crescer – primeiro com o Presidente da República Mário Soares, depois com Cavaco Silva e uma visita do primeiro-ministro José Sócrates, em representação da União Europeia – e a relação entre os dois países é agora considerada normalizada.

Regresso às origens

A visita é de Estado, mas tem um lado emocional: Costa tem raízes familiares em Goa, o último ponto da viagem.

O programa oficial inclui uma visita à Sé Catedral e à Igreja do Bom Jesus, onde será recebido pelo arcebispo de Goa, Dom Filipe Neri Ferrão, e uma ida ao templo hindú Mangesh, onde será recebido pelo sacerdote chefe, e inclui uma cortesia do governo indiano que preparou uma cerimónia de lançamento em inglês da obra “Sem flores nem coroa” escrita pelo pai do primeiro-ministro, Orlando Costa. Fora do programa oficial, Costa-filho fará uma breve visita privada a familiares que ainda residem em Margão.

A viagem à Índia termina com o chefe do Governo português a encontrar-se com empresários da indústria de cinema de Bollywood e com um momento musical da fadista goesa, Sónia Shirsat.

Nesta visita de Estado, o primeiro-ministro faz-se acompanhar por cinco ministros - Negócios Estrangeiros, Defesa Nacional, Cultura, Economia, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelo secretário de Estado da Indústria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jos Figueiras
    07 jan, 2017 Luxembourg 10:51
    Este seguramente,que não aprendeu o ideal do seu conterrânio;'GANDI'.
  • Filipa Mendes
    06 jan, 2017 Santarem 19:22
    Bem podia era ficar por lá ad eternum...Cá faz tanta falta como a peste!
  • Ricardo Rosa
    06 jan, 2017 Lisboa 13:56
    A India é um país extraordinário e com muito para dar e naturalmente receber. Ter um primeiro ministro com origens indianas e não aproveitar esse facto para aproximar os dois países, seria um erro histórico, sobretudo na conjuntura mundial actual. Bom sorte Sr. Primeiro Ministro é o que sinceramente lhe desejo!
  • Abraão
    06 jan, 2017 Mesopotanea 11:48
    Vai preparar o escondirijo para se refugiar quando se sentir apertado. E vai ser neste ano de 2017. A quarta banca rota xuxialista , aproxima - se.
  • Filomena Crespo
    06 jan, 2017 Lisboa 10:01
    Bom Filho indiano sempre retorna a casa.Seria bom Costa cumprir o provérbio.Aqui nesta Europa que nada lhe deve dizer, porque somos diferentes.Temos culturas diferentes.Aqui a major parte dos cidadâos curte a verdade e gosta de ser escravo da palavra.Lá é diferente. POR isso penso que Costa se sinta fora do seu habitat.Logo o seu Lugar seria naquelas bandas e nâo cá.Aqui só introduz a nâo verdade DAs coisas, que lá é banal.

Destaques V+