Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa recebeu centenas de sobreviventes dos terramotos em Itália

05 jan, 2017 - 12:55 • Ecclesia

Francisco convidou a reconstruir com as mãos e o coração e disse que “quis tomar as vossas palavras e fazê-las minhas. Porque na vossa situação, o pior que se pode fazer é dar um sermão”.

A+ / A-
Papa recebeu centenas de sobreviventes dos terramotos em Itália
Papa recebeu centenas de sobreviventes dos terramotos em Itália

O Papa recebeu esta quinta-feira um grupo de habitantes das áreas atingidas pelos terramotos do centro da Itália, em Agosto e Novembro de 2016, causando a morte de mais de 300 pessoas.

Francisco disse que é preciso sujar as “mãos” “reconstruir os corações, ainda antes das casas”, reconstruir o “tecido social e humano”.

Citando testemunhos ouvidos antes da sua intervenção, na sala Paulo VI, admitiu que a “dor é grande” para as pessoas que perderam entes queridos. “Os corações estão feridos, mas há uma palavra que ouvimos hoje, reconstruir os corações”, precisou, deixando uma mensagem de “esperança”.

Francisco convidou todos a evitar “palavras vazias, notícias que não respeitam, que não têm ternura diante da dor”.

Depois de ouvir vários testemunhos, o Papa disse “quis tomar as vossas palavras e fazê-las minhas. Porque na vossa situação, o pior que se pode fazer é dar um sermão”.

No meio do sofrimento, prosseguiu, houve “milagres”, “reconciliações”, num tempo de reencontros. “A vizinhança faz-nos mais humanos”, defendeu.

O Papa falou de cicatrizes que “vão ficar para toda a vida e serão a memória deste momento de dor”, mesmo para que teve a “sorte de ter saído com vida”.

Francisco mostrou-se “orgulhoso” dos párocos que permaneceram nos locais atingidos, “pastores que não fogem quando vêem o lobo”, e desafiou os sobreviventes a “ter a coragem de sonhar mais uma vez”.

“Obrigado por terem vindo, hoje e nalgumas audiências destes meses. Obrigado por tudo o que fizeram”, concluiu.

O Papa Francisco visitou no último dia 4 de Outubro a localidade de Amatrice, uma das zonas afectadas pelo sismo no centro de Itália, para encontrar-se com as vítimas e as suas famílias.

“Quando soube do que aconteceu, naquela manhã, assim que acordei encontrei uma nota na qual se falava dos dois abalos, senti duas coisas: tenho de ir lá; depois, senti dor, muita dor, e com essa dor fui celebrar a Missa naquele dia”, recordou hoje.

O bispo Domenico Pompili anunciou esta semana que Francisco vai baptizar no Vaticano oito crianças nascidas em Amatrice e Accumoli após o terramoto de 24 de Agosto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+