Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump ameaça General Motors, Ford desvia investimento do México para os EUA

03 jan, 2017 - 18:48 • José Carlos Silva

Presidente eleito dos Estados Unidos promete aplicar uma “grande taxa aduaneira” à General Motors devido às fábricas em território mexicano.

A+ / A-

A Ford cancelou uma nova fábrica no México e desviou o investimento de 700 milhões de dólares para os Estados Unidos, no dia em que o Presidente eleito, Donald Trump, ameaçou aplicar uma “grande taxa aduaneira” à General Motors (GM).

O presidente executivo da Ford, Mark Fields, disse à CNN que a decisão representa um “voto de confiança” no ambiente “amigo” dos negócios criado por Donald Trump, que toma posse a 20 de Janeiro.

Mark Fields esclareceu que a desistência da fábrica no México não se ficou a dever a nenhum acordo especial com o Presidente eleito. “Não fizemos nenhum acordo com Trump. Fazemos isto pelo nosso negócio”, declarou.

O anúncio foi conhecido no dia em Donald Trump ameaçou aplicar uma “grande taxa aduaneira” à General Motors (GM), devido às fábricas no México.

Trump acusa a GM, que inclui marcas como a Chevrolet e a Cadillac, de importar do México para os Estados Unidos o modelo Chevrolet Cruze, sem pagar impostos.

Como consequência destas declarações, as acções da construtora automóvel desvalorizaram 1%.

GM esperava para ver

O vice-presidente-executivo da GM, Johann de Nysschen, esteve em Portugal em Novembro passado e, no dia seguinte à eleição de Donald Trump, foi entrevistado pela Renascença.

Johann de Nysschen começou por saudar a vitória do candidato republicano sobre Hillary Clinton e disse que vai ser preciso “esperar para ver” como vai ser Trump na Casa Branca.

Já sobre o facto de o Presidente eleito ter colocado areia na engrenagem das relações com o México, onde a GM tem várias fábricas, fez votos de que "o líder do mundo livre", como lhe chamou, pudesse levar em linha de conta nas suas políticas a questão do crescimento económico dos Estados Unidos.

“Como um construtor icónico norte-americano, temos uma grande pegada global na economia e na construção, e tendo em conta o nosso diverso porta-fólio, estamos bastante integrados no desenvolvimento económico em qualquer região em particular”, disse o vice-presidente-executivo da GM.

“E temos também de pensar que o líder do mundo livre quererá garantir um crescimento sustentável, nomeadamente para os Estados Unidos, e por isso, e tendo em conta a nossa pegada global, temos de pensar que vamos continuar a beneficiar de uma política económica saudável, que facilite a expansão do negócio automóvel também nos Estados Unidos”, concluiu Johann de Nysschen.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • TRUMP
    04 jan, 2017 Lx 10:00
    O Trump faz o que deve pelo seu povo e pelo emprego nos EUA. O resto são teorias da conspiração .Tal como o Regan vai ser um excelente Presidente para os EUA pois vai proteger os seus cidadãos. Os nossos desgovernantes pensam apenas em si e não têm qualquer estratégia a não ser conservar o poder a todo o custo mesmo que se prejudique o País...
  • xico
    03 jan, 2017 ranholas 19:24
    Ora aí está uma bela medida,taxem bem as empresas que se desloquem para países de mão de obra barata e vão ver o crescimento das populações,com mais trabalho,melhores vencimentos e impostos pagos no país de origem.

Destaques V+