A+ / A-

Transportes públicos aumentam 1,5% em 2017

20 dez, 2016 - 07:49

Famílias vão poder deduzir à colecta do IRS um montante equivalente a 100% do IVA suportado na aquisição de passes mensais.

A+ / A-

Os preços dos transportes públicos vão ter uma actualização de 1,5% em 2017, disse o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente ao “Negócios”, assegurando porém que “as famílias portuguesas vão pagar menos” através de deduções fiscais.

José Mendes garantiu que o Governo avançará com um conjunto de medidas que “esmagam” o aumento.

As famílias vão poder deduzir à colecta do IRS um montante equivalente a 100% do IVA suportado na aquisição de passes mensais, que é de 6%, avança.

Ao “Negócios”, o secretário de Estado dá o exemplo de uma família com três elementos que tenham o passe Navegante, que custa 35 euros mensais, que passarão a poder ter uma dedução anual à colecta do IRS de 75 euros, sem que haja necessidade de sujeição a condição de recursos.

Descontos para estudantes

Os universitários até aos 23 anos vão, a partir de do ano lectivo 2017/2018, poder aceder a um desconto de 25% do valor do passe mensal.

A título de exemplo, José Mendes disse que, num ano, esse estudante universitário vai ter um desconto de 105 euros.

O governante justifica a aplicação do desconto a todos os estudantes universitários com a intenção de tentar “trazê-los para o sistema de transporte público”.

“No deve e haver, para uma família com três elementos, a actualização tarifária dos passes Navegante resulta num aumento de apenas 18,9 euros, quando ao mesmo tempo a dedução à colecta vai significar um benefício de 75 euros. E se for um aluno universitário acrescem mais cerca de 100 euros”, explica.

Actualizar tarifas

José Mendes defendeu a necessidade de “olhar para estas medidas no conjunto”, sublinhando que o Governo “não pensou apenas num aumento da tarifa de 1,5% sem pensar noutras medidas para tornar mais acessível o transporte público”.

O Negócios avança que o Governo pretende que o processo de actualização tarifária nos transportes públicos passe a ser feito “com base num mecanismo automático ou semiautomático”.

José Mendes adiantou ao jornal que o governo já tem “estudos avançados” nesse sentido, argumentando que esse processo “criaria transparência e retiraria a arbitrariedade do Estado na decisão de actualização das tarifas”.

Em 2015 e 2016 não houve aumentos dos transportes públicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Amalia Gomes
    21 dez, 2016 Trancoso 15:11
    Este PS e seus companheiros de apoio PCP e BLOCO sâo um embuste na protecçâo dos mais desfavorecidos.Vejamos os transportes.Aumentam,pagas e depois descontas o iva no IRS.Isto faz-nos lembrar os supermercados/hipermercados têm um preço e depois na caixa fazem desconto.E se depois fizer contas nunca batem certo.Esta geringonça adptou para enganar o utente.Mas quem conhece estes partidos como eu nâo levo a sério.Sâo partidos que tem a matriz de ditadura.Cá nâo nos impôem de imediato.mas vêm por trás e nada fazem.E a mentira passou e ficou.Nunca pensei que um governo fizesse o negócio tipo mercearia para nos enganar.
  • viva o xuxialismo!
    20 dez, 2016 Santarém 21:38
    Governantes e sindicalistas estão todos a apanhar o autocarro para o Senhor Roubado onde vão ter uma reunião para chegarem a acordo sobre o próximo assalto.
  • COSTA PANTOMINEIRO
    20 dez, 2016 Lx 11:46
    E assim se vira a página da austeridade com o pantomineiro Costa e o seus fantoches que o suportam...Aumento o preço do gasóleo assustadoramente e tudo o resto vai por arrasto.... Onde andam os kamaradas dos sindicatos da CGTP? O Ralha dos impostos que já não ralha? O Nogueira que avalia o rapaz que se diz Ministro da educação deste sítio? Uma tristeza esta gente menor sempre a branquear e sempre a aparecer a dizer mentiras para tuga acreditar...
  • Justo
    20 dez, 2016 Leiria 10:56
    AFINAL COM ESTE DESGOVERNO QUE AUMENTA TUDO! ONDE ESTÃO AS PROMESSAS? ONDE ESTÃO OS PROTAGONISTAS DAS GREVES QUANDO DO GOVERNO ANTERIOR? ONDE ESTÃO OS SINDICATOS. SÃO TUDO UNS COBARDES. ESTÃO A MAMAR E ENGOLEM SAPOS.
  • Cátia Sofia Alves de
    20 dez, 2016 Lisboa 09:11
    A imagem do Sr Roubado, sendo irónica, parece-me apropriada!

Destaques V+