Tempo
|
A+ / A-

Jerónimo. Descida da TSU é “prenda de Natal” para as multinacionais

23 dez, 2016 - 20:24

Líder comunista deixou críticas ao acordo conseguido esta quinta-feira na concertação social.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, definiu a redução da Taxa Social Única (TSU) acordada em concertação social como uma "prenda de Natal" do "Governo do PS" às grandes multinacionais.

"Não tenhamos ilusões: Este bónus, esta prenda de Natal que o Governo do PS quis dar às confederações patronais, vai ter implicações, benefícios e privilégios para as grandes empresas, as grandes multinacionais", sustentou o líder comunista, em declarações à agência Lusa e à Antena 1.

O secretário-geral do PCP falava no Seixal (Setúbal), após uma delegação do partido se ter reunido com a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) para apresentação as principais conclusões do XX congresso do partido, que decorreu recentemente.

As declarações de Jerónimo surgem um dia depois de o Governo e os parceiros sociais terem chegado a um acordo de princípio de médio prazo, em sede de Concertação Social, sem a CGTP, e que contempla, no imediato, a actualização do salário mínimo nacional para os 557 euros, a partir de 1 de Janeiro, a par da redução da TSU em 1,25 pontos percentuais para os empregadores.

Questionado sobre se a baixa da TSU pode representar um incentivo para a contratação pelo salário mínimo, o líder comunista foi peremptório: "É inevitável".

E continuou: "Se há esta benesse, esta vantagem, a tendência vai ser de em vez de combater o número de trabalhadores que recebem o salário mínimo nacional, eles vão aumentar. Há uma parte que é compensada, o patronato".

Depois, Jerónimo de Sousa deu como exemplo os sectores da limpeza e as grandes superfícies como áreas cujos patrões podem ser abrangidos por este "bónus".

O comunista lembrou ainda a componente de "justiça social e desenvolvimento económico" do salário mínimo nacional, que o PCP sempre defendeu que devia ser de 600 euros em Janeiro de 2017.

As "divergências" com o PS e o executivo "nada impedem o PCP de prosseguir" as suas lutas, como disso foi exemplo a "batalha" pelas pensões no Orçamento do Estado de 2017, assinalou ainda Jerónimo.

Pela parte da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), Clementina Henriques sublinhou haver poucos trabalhados das empresas ligadas à entidade que recebam o salário mínimo.

"Não é relevante" no global da associação, frisou ainda, valorizando o encontro com os comunistas e os pontos de convergência entre ambos.

A delegação do PCP que se deslocou esta tarde ao Seixal foi liderada pelo secretário-geral e integrada ainda por Bruno Dias (membro do Comité Central do PCP e deputado) e Fernando Sequeira (membro da Comissão para as Actividades Económicas junto do Comité Central do PCP).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    25 dez, 2016 Lisboa 10:15
    Eu não recebi nada nem qualquer prenda deste governo...irresponsabilidade e falta de seriedade...os governos não respeitam Portugal e os portugueses como um todo...as diferenças entre público e privado são desde logo um exemplo...entre muitos outros exemplos...
  • rosinda
    25 dez, 2016 palmela 01:49
    ate ao fim do ano 2017 os bens necessarios vao aumentar de preço! Arranje maneira de quando morrer os portugueses tenham pena de si e sintam a sua falta . feliz ano novo senhor jeronimo.
  • Agostinho Couto
    24 dez, 2016 USA 17:23
    E porque e que nao veste de ,,pai natal sobe pela chamine abaixo seria por certo ,,,fantastico sr Jeronimo e v la ,,,deixe'se de tretas
  • rosinda
    24 dez, 2016 palmela 12:51
    Feliz natal senhor jeronimo! Para janeiro a gente fala quando os bens de primeira necessidade comecarem todos a aumentar! Os bens de primeira nessecidade nao sao so comida a estes se acrescenta agua luz gas e por ai.

Destaques V+