Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve nas cantinas pode obrigar escolas a enviar alunos para casa

09 dez, 2016 - 14:18

Directores de escolas admitem a possibilidade. Protesto é motivado pela reivindicação por aumentos salariais e negociação do contrato colectivo.

A+ / A-

A greve dos trabalhadores das cantinas pode obrigar escolas a enviar alunos para casa. O presidente da Associação de Directores de escolas, Filinto Lima, explica à Renascença que, em alguns casos, isso pode mesmo acontecer, porque a maioria das cantinas escolares são exploradas por empresas.

“Admito que algumas escolas possam estar a enviar alunos para casa porque não tem almoço para lhes dar. Não temos números, nem vamos ter durante o dia de hoje; o próprio ministério poderá tê-los”, diz.

“O que é facto é que em Portugal há poucas escolas com cozinha própria explorada pelas escolas. Por isso é que acredito que haja escolas em dificuldades e que possam estar a enviar os seus alunos para casa”, admite Filinto Lima.

O protesto dos trabalhadores das cantinas é motivado pela reivindicação por aumentos salariais e negociação do contrato colectivo motivam o protesto dos trabalhadores das cantinas, áreas de serviço e bares concessionados.

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte afirma que "as empresas deste sector de actividade não actualizam os salários há sete anos", datando a última tabela salarial de 2010.

"Muitos trabalhadores já foram apanhados pelo salário mínimo nacional, quando antes sempre receberam acima deste", sustenta a estrutura sindical.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+