Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António da Silva Ribeiro é o novo Chefe de Estado-Maior da Armada

09 dez, 2016 - 14:07

O Presidente da República nomeou, sob proposta do Governo, o Vice-Almirante António da Silva Ribeiro, que é promovido ao posto de Almirante. Tomada de posse é no sábado, no Palácio de Belém.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nomeou esta sexta-feira, sob proposta do Governo, o vice-almirante António da Silva Ribeiro para o cargo de chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), que tomará posse no sábado.

Segundo uma nota divulgada no "site" da Presidência da República, António da Silva Ribeiro será promovido ao posto de almirante e tomará posse no sábado, no Palácio de Belém.

António da Silva Ribeiro ocupava o cargo de director-geral da Autoridade Marítima Nacional e Comandante-Geral da Polícia Marítima.

O próximo CEMA substitui o almirante Luís Macieira Fragoso, que termina o seu mandato de três anos, e que deixou críticas ao Governo sobre o seu processo de substituição, em entrevista à Agência Lusa.

Uma frota envelhecida, sucessivos orçamentos abaixo das necessidades e centenas de vagas por preencher, sobretudo na categoria de praças, são as principais dificuldades que enfrenta actualmente a Marinha, segundo avançou, na mesma entrevista, Luís Macieira Fragoso.

Antes de ocupar os cargos de director-geral da AMN e de comandante-geral da Polícia Marítima, António da Silva Ribeiro desempenhou as funções de Superintendente do Material, de director-geral do Instituto Hidrográfico, de subchefe do Estado-Maior da Armada, de Secretário do Conselho do Almirantado e de Vogal da Comissão Consultiva de Busca e Salvamento.

Professor catedrático convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, o vice-almirante Silva Ribeiro, 59 anos, é também professor militar da Escola Naval, indica o currículo disponível na página do ISCSP.

Os chefes dos ramos militares e do Estado-Maior General das Forças Armadas são nomeados pelo Presidente da República, sob proposta do Governo, por um período de três anos, prorrogável por dois anos, sem prejuízo da possibilidade de exoneração a todo o tempo e da exoneração por limite de idade.

António da Silva Ribeiro foi nomeado para três anos, conforme prevê a lei, mas poderá não exercer essas funções até ao final do mandato, caso seja retomado o princípio da rotatividade dos ramos na chefia do Estado-Maior General das Forças Armadas quando o actual CEMGFA, Pina Monteiro, tiver de sair devido ao limite de idade.

O Governo já anunciou que proporá a prorrogação do actual mandato do general Pina Monteiro, que termina o mandato em Fevereiro, por mais dois anos.

No entanto, o general, oriundo do Exército, atinge o limite de idade, 66 anos, em Março de 2018, devendo sair em Junho ou Julho desse ano, segundo as regras da aposentação.

Nessa altura, segundo já antecipou o ministério da Defesa, o Governo prevê indicar "um chefe da Marinha" para suceder a Pina Monteiro, retomando nessa data o princípio da rotatividade dos ramos na chefia do EMGFA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J. Costa
    18 dez, 2016 14:05
    O Homem certo para o lugar. Parabens
  • rui rodrigues ribeir
    10 dez, 2016 almada 12:20
    Grande Almirante, muitos parabéns e bons mares na sua nova missão
  • Manuel Alves
    10 dez, 2016 Lisboa 05:34
    Mais um CEMA que nunca comandou navios.
  • Marco Almeida
    09 dez, 2016 Olhão 18:44
    Parabéns Sr Almirante, que leve a nau de pedra a bom porto, ventos de feição e mar chão, um abraço de um filho da escola
  • Carla Vitorino
    09 dez, 2016 Vilamoura 16:39
    Espero que este nâo seja comunista.A.marinha era uma força militar onde o PCP tinha grande apoio.Seja como eu o meu pattido e PORTGAL.
  • O Atento
    09 dez, 2016 Queluz 15:58
    Grande Almirante, está englobado na lista dos melhores que chefiram a Marinha nos ultimos anos Vieira Matias, Melo Gomes, Sousa Leitão e Macieira Fragoso. O Aml Silva Ribeiro, é um brutl,, inteligente,um homem de dialogo e seguramente vai levar a Marinha bom porto. Grande escolha. Boa sorte Prof.
  • Bitate
    09 dez, 2016 Amadora 15:11
    Escolha certa! Este homem é uma pessoa séria, muito bom comandante, com postura de diálogo. Em suma, boa pessoa, competente e que sabe gerir eficazmente os meios que dispõe.
  • António Rodrigues
    09 dez, 2016 Foros de Amora 14:30
    A Marinha e, concomitantemente as Forças Armadas, estão de parabéns com esta nomeação, pois trata-se de um Almirante de elevado prestígio, elevadas capacidades e visão estratégica para o desempenho de tão importantes funções.

Destaques V+