A+ / A-

Burla e corrupção. Detidos oito suspeitos de lesarem Estado em 15 milhões

28 nov, 2016 - 12:17

Investigação decorre há um ano e meio e culminou com a realização de cerca de 100 buscas. Dois dos detidos são advogados.

A+ / A-

A Polícia Judiciária de Braga deteve oito pessoas, entre as quais dois advogados, no âmbito de uma investigação a um processo de fraude, burla e corrupção que terá lesado o Estado em mais de 15 milhões de euros.

Fonte da PJ disse à agência Lusa que a investigação decorre há um ano e meio e culminou hoje com a realização de cerca de 100 buscas, tanto no Continente como nas regiões autónomas.

Foram detidas oito pessoas, entre as quais dois advogados e três técnicos oficiais de contas, tendo ainda sido constituídos outros arguidos.

A investigação, conduzida pela PJ e pela Autoridade Tributária de Braga, detectou prejuízos ao Estado avaliados em mais de 15 milhões de euros, entre IVA, IRS e Segurança Social.

Em causa estão crimes de associação criminosa, fraude fiscal qualificada, burla tributária à Segurança Social, burla qualificada, insolvência dolosa, corrupção e branqueamento de capitais.

Uma das buscas foi realizada no escritório do advogado Costa Salgado, antigo director da delegação de Braga do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social.

Em Julho de 2011, Costa Salgado foi condenado a quatro anos de prisão pelo Tribunal de Braga, que deu como provado que o arguido se apoderou de 187 mil euros destinados ao pagamento de uma dívida ao Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Silva
    28 nov, 2016 Alenquer 17:53
    Só por "curiosidade", o homem hoje detido e que já tinha sido condenado a 4 anos de cadeia em Julho de 2011 terá cumprido essa pena? Como esta investigação já decorre há ano e meio, ou seja desde Junho ou Julho de 2015, ou o homem mal saiu em Jul.2015 começou logo a "trabalhar" ou não terá chegado a cumprir pena? De qualquer forma não deve ter grande arte para o gamanço!
  • Grândola Vila Morena
    28 nov, 2016 Braga 16:07
    Mais um Socialista apanhado. Vai dizer que o dinheiro é de um amigo e está safo ...
  • Luis
    28 nov, 2016 Lisboa 15:56
    Durante anos ouvimos os Pafiosos Pafalhados a dizer que "Os Portugueses gastaram acima das suas possibilidades". Qual a razão porque nunca disseram "Muitos Portugueses roubaram acima das possibilidades do País"? Talvez porque tenha havido muito ladrão pafioso. Só pode.
  • É só gente boa!
    28 nov, 2016 jardim das tabuletas 15:51
    Oh Carlos Barreiro e António Costa, isto não tem partidos, em todos eles há gente que é da pura uva. Embora neste psd tenha-se visto desde há muitos anos muito estrume como acontece nos outros partidos. Ou será que agora o psd é flor que se cheire?!
  • Maria Santos
    28 nov, 2016 Almada 15:08
    Continuo a afirmar - Como é que Portugal aguenta tantos roubos de juristas, banqueiros,....?!
  • manuel moreira de ca
    28 nov, 2016 faro 14:24
    Excelente trabalho ......só mostra a competência das nossas polícias que se calhar nao sao valorizados ou bem pagos, pois estes senhores polícias deveriam ser bem pagos porque nao é qualquer um que consegue desmascarar esses parasitas sem escrúpulos .........viva a polícia
  • Maria da Neves
    28 nov, 2016 Lisboa 14:21
    Euzinha a pensar que a corrupção era exclusive dos políticos. Afinal ele são médicos, farmacêuticos, policias, professores, advogados..... e por ai em diante.
  • Madala
    28 nov, 2016 Évora 14:14
    Ao António Costa . Você atirou-se logo ao Psd..... cegueira política. Fique sabendo que Costa Salgado é membro do Ps. Procure na net e verá, ah e peça desculpa pelo "erro"!....
  • Rui
    28 nov, 2016 Castelo Branco 13:56
    É urgente que o país conheça esta escumalha de gente fina e vigarista que vive à custa do roubo ao erário público. É bom que as autoridades lhes sigam o rasto sem descanso. E que as ponham no lugar certo, sem penas suspensas.
  • Carlos Barreiro
    28 nov, 2016 Lisboa 13:41
    antonio costa. . .se verificarem bem tudo gente da fina flor e lacaios da mafia.. . .isto dito por um esquerdalho até da vontade de rir, ou é néscio, acéfalo, gaiato ou então irresponsável, será que esqueceu que se houve grandes ladrões de Portugal foram na sua maioria esquerdalha/socialistas? Vergonha procura-se

Destaques V+