Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cientistas de Barcelona detectam proteína responsável pelas metástases

08 dez, 2016 - 09:26

É mais um avanço na pesquisa do cancro. Laboratório pediu a protecção da patente e já iniciou uma colaboração com uma empresa britânica.

A+ / A-

Cientistas do Instituto de Investigação Biomédica de Barcelona detectaram a proteína responsável pela origem das metástases. A descoberta foi publicada esta quarta-feira na revista “Nature”.

Trata-se da proteína CD36 (um receptor celular), dedicada ao transporte das chamadas células lipídicas que desencadeiam o processo de deterioração que origina as metástases.

Segundo a investigação liderada por Salvador Aznar, a CD36 foi identificada nos processos em que um tumor aparece noutra parte do corpo.

Em declarações ao jornal “El Mundo”, o coordenador da equipa explica que este receptor está directamente implicado no metabolismo dos lípidos – ou seja, no processamento da gordura ingerida, sendo responsável pelo início do processo da disseminação do cancro.

A descoberta foi possível porque a equipa de cientistas bloqueou o transporte de lípidos em ratos de laboratório, o que levou a uma diminuição da ocorrência de metástases nos animais.

Conclusão: quando a CD36 não está presente nos tumores, o organismo não desenvolve metástases, nomeadamente nos cancros oral e do peito.

Outra boa notícia é que o tratamento com anticorpos para bloquear esta proteína não tem efeitos secundários relevantes.

O laboratório já solicitou a protecção da patente dos resultados e iniciou agora uma colaboração com uma empresa britânica.

A terapêutica anti-metástase poderá ser uma realidade dentro de sensivelmente uma década.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Santos
    09 dez, 2016 Linda-a-Velha 12:30
    Ainda bem que há alguém que se preocupa,investe e investiga na tentativa de debelar essa maldita doença.Infelizmente para mim...já é tarde,levou-me a minha companheira!

Destaques V+