Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Inclusão. Secretária de Estado diz que Portugal está menos preconceituoso

06 dez, 2016 - 12:42

“Terrivelmente optimista”, Ana Sofia Antunes enumera na Renascença o que fez neste primeiro ano de Governo.

A+ / A-

Colocar “a questão e as questões da inclusão na agenda mediática” é um dos feitos que a secretária de Estado da Inclusão considera ter sido possível por ela própria ser invisual.

“Sou um bocadinho alheia a tudo isso, mas fui, no fundo, o veículo para permitir que isso acontecesse e com muito gosto dei a cara”, afirma Ana Sofia Antunes, convidada do programa Carla Rocha – Manhã da Renascença esta terça-feira.

“Acho que a grande vantagem é conseguirmos dar um passo rumo à abolição do preconceito, conseguir abrir uma porta para todos aqueles que andam a tentar dar um passo em frente na sua inclusão”, acrescenta.

Nesta Semana da Inclusão, a secretária de Estado admite que o Estado ainda não dá o melhor exemplo, mas está a fazer progressos.

“Para começo de conversa, temos legislação e boa, porque estabelece os deveres de cumprimento, as sanções e explica quais as normas técnicas que devem ser seguidas para garantir a boa acessibilidade e o design universal na criação de espaço, nomeadamente público”, afirma.

“Se compararmos a realidade que temos a nível de espaço público hoje, em 2016, com a que tínhamos há 20 ou 30 anos, houve muita coisa feita. Acho que já não há neste momento município que não tenha a preocupação de rebaixar as suas passadeiras, de ter sinais sonoros para pessoas com deficiência visual”, enumera.

O problema é a fiscalização. “Deveria haver mais. É um pouco como em muitas outras áreas. As regras de fiscalização estão definidas, fiscalizamos, mas devíamos fiscalizar mais”, admite Ana Sofia Antunes.

Nestes 12 meses de Governo, a secretária de Estado da Inclusão revela que tentou dedicar-se “a questões que eram prementes e que precisavam de uma intervenção urgente”.

Nesse sentido, foram criados “os balcões da inclusão, sete já abertos e que vão estar nos 18 distritos a partir da próxima segunda-feira, dia 12”.

Além disso, “criámos a lei do atendimento prioritário, que também entrou em vigor; estivemos muito focados em trabalhar na criação da prestação social para pessoas com deficiência, que teremos em vigor a partir do próximo ano, na criação dos projectos piloto de apoio à vida independente, na criação do apoio de língua gestual portuguesa no atendimento no serviço 112”, indica.

Para o próximo ano, Ana Sofia Antunes destaca as matérias incluídas no Orçamento para 2017, “nomeadamente, aumentar os benefícios fiscais e reduzir o nível de tributação das pessoas com deficiência, que é uma forma de as proteger e de lhes tentar conceder mais rendimento líquido no momento de criar justiça fiscal”.

Cuidar de quem cuida

A criação do Estatuto do Cuidador é um dos projectos em desenvolvimento em conjunto “por várias secretarias de Estado”: da Inclusão, da Saúde e da Segurança Social.

“No fundo, o que está em causa é termos a capacidade de pensar em quem cuida de quem precisa de ser cuidado. E muitas vezes este ‘quem cuida’ é esquecido e precisa de ser tão cuidado, em determinados momentos, como aquele de quem está a cuidar”, explica a secretária de Estado.

Por isso, “num primeiro momento”, o que se pretende “é criar uma legislação que proteja estas pessoas, que lhes dê alguma formação para fazer aquilo que fazem com mais técnica e conhecimento de causa e que lhes garante mais períodos de descanso – ou seja, que a pessoa de quem se cuida tenha um suporte durante um determinado período para garantir o descanso do cuidador – e, ao mesmo tempo, garantir também algum tipo de apoio fiscal”.

“Terrivelmente optimista”

A Renascença ouviu também Mafalda Ribeiro, jornalista de 97 centímetros que sofre da chamada “doença dos ossos de vidro” e que deixou uma questão a Ana Sofia Antunes: o que é que, ao final de um dia de trabalho difícil no trabalho, tem o poder de a fazer rir?

“Todos temos os dias em que saímos do trabalho e só nos apetece atirar para o sofá e esquecer o mundo. Mas não sei o que tem a capacidade de me fazer rir, porque sou uma pessoa que ri bastante, muito positiva”, diz a governante, que se autotitula terrivelmente optimista: “Tento levar isso o mais à letra possível e, por isso, acho que não será difícil, mesmo depois de um dia árduo, haver algo que me faça rir”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tuga
    06 dez, 2016 lisboa 14:06
    Perguntem à senhora sem abrigo do algarve que foi agredida e violada por um chamado ""refugiado""" de tem preconceitos??? isto é uma lavagem ao cérbero das pessoas, que nem no tempo do Dr. Salazar ou no tempo da Ex união Soviética se viu!!!! Perguntem-me a mim que no meio de um gangue a que esquerdalhada chama ""grupo de jovens"" me vi em papos de aranha por safar um puto a quem lhe estava a ser roubada a bicicleta!!!! Esta ""gente"" fala porque vive à grande e não vive por falta de recurso np seio da escumalha que a esquerdalhada nacionalizou!! Cambada de hipócritas!!

Destaques V+