Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bob Dylan já tem coisas combinadas e não vai à entrega do Nobel

16 nov, 2016 - 16:18

O trovador que elevou a música popular americana a outro nível "gostaria de receber o prémio pessoalmente, mas infelizmente outros compromissos tornam isso impossível".

A+ / A-
Dylan é o primeiro a ganhar um Nobel, um Grammy e um Óscar (mais ou menos)
Dylan é o primeiro a ganhar um Nobel, um Grammy e um Óscar (mais ou menos)

O cantautor norte-americano Bob Dylan não vai a Estocolmo para receber o Prémio Nobel da Literatura, anunciou esta quarta-feira a Academia Sueca.

De acordo com um comunicado avançado pela agência Associated Press, o músico disse que "gostaria de receber o prémio pessoalmente, mas outros compromissos tornam isso impossível, infelizmente".

A cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Literatura está marcada para 10 de Dezembro, em Estocolmo.

De acordo com a tradição, o laureado recebe a medalha que assinala a distinção e profere um discurso, o que não vai acontecer este ano com Bob Dylan.

O anúncio da atribuição do Nobel da Literatura ao autor de temas como "Like a Rolling Stone" ou Blowin' in the Wind" tinha sido anunciada a 13 de Outubro.

O júri argumentou na altura que Dylan é responsável por "criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana", mas a decisão criou polémica no mundo da cultura.

A Academia Sueca tentou contactar Bob Dylan por várias vezes, mas sempre sem sucesso. O artista aceitou o prémio duas semanas depois, numa entrevista ao jornal "The Telegraph".

O músico norte-americano disse ao jornalista que aceita o Prémio Nobel da Literatura e que ficou "sem palavras" ao saber da notícia. Disse ainda que, se fosse possível, iria à cerimónia de 13 de Dezembro, em Estocolmo, o que não vai acontecer.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Martins
    16 nov, 2016 Lisboa 18:24
    De acordo com a informação jornalística veiculada, Bob Dylan quando informado da atribuição do prémio Nobel, cito, "ficou sem Palavras". Donde se depreende que a comissão Nobel, na sua perversidade, jamais lhe quis atribuir tal prémio "atribuindo-o no entanto", pois que tudo o que de literário o talentoso o escritor Bob tinha Dylan tinha expressado por Palavras, desapareceu no "momento" em que foi informado do prémio. Como consequência, e porque para receber o Nobel da Literatura Bob Dylan tem de deslocar-se a Estocolmo, e proferir uma palestra, Dylan que sabe o que é "dar música", percebeu que estando "sem Palavras" nada conseguirá escrever, ou mesmo dizer. Por isso, optou por dar indicações através dos seu agente ( note-se que ele está "sem Palavras"), de que nesse dia tinha compras urgentes a fazer no supermercado. Na realidade,sabe-se agora, houve um engano, e a Academia Sueca quis atribuir o Nobel da Literatura ao Bob, mas o Construtor ( de Palavras, claro!). Paradoxos que os prémios Nobel da Física explicariam muito bem, se não fosse escolhido, este ano, para tal distinção três notáveis escritores com vasta obra literária sobre os "segredos exóticos da matéria, nas suas fases topológicas". Lindo, e literário que baste para um prémio Nobel, nem que seja o da Paz.
  • Jorge Martins
    16 nov, 2016 Lisboa 18:16
    De acordo com a informação jornalística veiculada, Bob Dylan quando informado da atribuição do prémio Nobel, cito, "ficou sem Palavras". Donde se depreende que a comissão Nobel, na sua perversidade, jamais lhe quis atribuir tal prémio atribuindo-o no entanto, pois que tudo o que de literário o talentoso o escritor Bob tinha Dylan tinha expressado por Palavras, desapareceu no momento em que foi informado do prémio. Como consequência, e porque para receber o Nobel da Literatura Bob Dylan tem de deslocar-se a Estocolmo, e proferir uma palestra, Dylan que sabe o que é "dar música", percebendo que estando "sem Palavras" nada conseguirá escrever, ou mesmo dizer. Por isso, optou por dar indicações através dos seu agente ( note-se que ele está "sem Palavras"), de que nesse dia tinha compras urgentes a fazer no supermercado. Na realidade,sabe-se agora, houve um engano, e a Academia Sueca quis atribuir o Nobel da Literatura ao Bob, mas o Construtor ( de Palavras, claro!). Paradoxos que os prémios Nobel da Física explicariam muito bem, se não fosse escolhido, este ano, para tal distinção três notáveis escritores com vasta obra literária sobre os "segredos exóticos da matéria, nas suas fases topológicas".

Destaques V+