Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU lança maior apelo de sempre para ajuda humanitária

05 dez, 2016 - 15:25

A ONU precisa de mais de 20 mil milhões de euros no próximo ano. O aumento face a 2015 é justificado com a situação na Síria, que vai absorver mais de um terço da verba.

A+ / A-

As Nações Unidas lançam o maior apelo de sempre para ajuda humanitária. A ONU precisa de mais de 20 mil milhões de euros no próximo ano, uma verba recorde, superior em 10% face à quantia de 2016, justificada com a situação na Síria, que vai absorver mais de um terço desta verba.

O escritório da ONU para a Coordenação da Ajuda Humanitária quer fazer chegar ajuda a 93 milhões de pessoas em 33 países, a maioria em África.

Este é o maior montante que este escritório, que dá apoio às agências da ONU, assim como às organizações não-governamentais nas questões humanitárias, alguma vez solicitou, de acordo com o seu dirigente, Stephen O’Brien, citado pela agência Associated Press.

“Isto reflecte um estado das necessidades humanitárias no mundo que não víamos desde a Segunda Guerra – mais de 128 milhões de pessoas precisam urgentemente do nosso apoio e solidariedade para sobreviver e viver em segurança e com dignidade”, afirmou O’Brien, em declarações aos jornalistas em Genebra.

“Mais de 80% das necessidades resulta de conflitos provocados pelo homem, muitos dos quais chegaram a um impasse e precisam de cada vez mais ajuda humanitária ao longo dos anos”, continuou o director do OCHA.

Apelos como este, correspondente ao programa Resposta Humanitária Global, geralmente não atingem os montantes pretendidos e são baseados em estimativas, mas estabelecem referências importantes para as necessidades em todo o mundo.

De acordo com um comunicado do OCHA, os conflitos no Iémen, Síria, Sudão do Sul e Nigéria são os que suscitam maiores preocupações, mas as alterações climáticas e catástrofes naturais, como as provocadas pelo El Niño, “estão a empurrar muitas comunidades para o limiar da sobrevivência”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    06 dez, 2016 aveiro 17:36
    Estamos entregues a Mamon , parece até que o inadmissível só se resolve com dinheiro! ...... A culpa fica solteira !
  • Peçam aos deles...
    05 dez, 2016 lisboa 17:32
    Peçam ao Qatar e à Arabia saudita que é da religião e cultura deles!...
  • Luís
    05 dez, 2016 Viseu 16:59
    Muito triste esta imagem, muitos por aqui ainda andam aflitos a pensar onde é que vão reservar a passagem de ano... triste mundo este
  • O Crítico
    05 dez, 2016 Açores 16:16
    Até quando este cinismo criminoso, até quando, precisam estes lugares sim de controle de natalidade, laqueação, esterilização, educação cívica civilizacional. Enquanto for para dar dinheiro só para procriar como bichos "NÃO", a UNO é a imagem vergonhosa de como anda a humanidade sem controle.

Destaques V+