Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo afirma que o povo italiano "não disse 'queremos sair da Europa'"

05 dez, 2016 - 11:29

O Presidente da República sublinha que estava em causa, no referendo italiano, “uma reforma constitucional” e não um referendo à União Europeia.

A+ / A-
Renzi demite-se com um "nó na garganta"
Renzi demite-se com um "nó na garganta"

O Presidente da República reage ao referendo italiano de domingo mostrando-se convicto de que a Itália continuará a ser um “grande país europeu”.

Marcelo Rebelo de Sousa espera que, a haver eleições no próximo ano, “se reafirme a vontade da Itália continuar um grande país europeu, um país fundador da Europa, um país muito forte na Europa".

Apesar do resultado que levou à demissão de Matteo Renzi e que lançou a Itália numa crise política, o Presidente da República faz questão de sublinhar que não era a União Europeia que estava em causa no referendo italiano, mas sim “uma reforma constitucional” onde o povo italiano foi questionado se queria “mudar ou não o sistema político”.

O povo italiano “não disse ‘queremos sair do Euro, queremos sair da Europa’”,frisou o Presidente que falava aos jornalistas em Castelo Branco, no arranque da terceira edição da iniciativa presidencial "Portugal Próximo”.

Vitória dos Verdes na Áustria é "uma vitória da Europa"

O Presidente da República reagiu também às eleições austríacas de domingo, que deram a vitória aos Verdes de Alexander Van der Bellen.

"Já tive ocasião de felicitar o novo presidente austríaco e vejo com felicidade a vitória daquilo que pode ser considerada uma vitória da Europa", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Van der Bellen é o novo presidente eleito da Áustria, derrotando o candidato da extrema-direita Norbert Hofer.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marco Almeida
    05 dez, 2016 Olhão 14:42
    Não disse mas vai dizer no referendo que se segue há pois é bébé

Destaques V+