Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

José Eduardo dos Santos não se recandidata à presidência de Angola

02 dez, 2016 - 18:36

Chefe de Estado está no poder há 37 anos. Indica João Lourenço como candidato presidencial, avança a rádio pública angolana.

A+ / A-

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, não se recandidata e indica o ministro da Defesa, João Lourenço, como candidato às eleições gerais do próximo ano, avança a Rádio Pública de Angola.

José Eduardo Lourenço está no poder há 37 anos, desde 1979.

O chefe de Estado e líder histórico do MPLA tinha anunciado em Março que pretendia abandonar a vida política em 2018.

João Lourenço, 62 anos, é vice-presidente do MPLA desde o congresso do partido em Agosto último e deverá ser apresentado publicamente como cabeça de lista do partido a 10 de Dezembro, no arranque da campanha pré-eleitoral em Luanda.

O comité central do MPLA, reunido esta sexta-feira em Luanda, aprovou para candidato a vice-presidente de Angolao actual ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa.

Para presidente da Assembleia Nacional na lista do MPLA volta a ser proposto Fernando da Piedade dias dos Santos, que já está actualmente em funções, acrescenta a informação divulgada pela rádio estatal, que ao início da noite começou a promover debates sobre a nova liderança em perspetiva.

"O nosso objectivo é ganhar as eleições com maioria qualificada ou no mínimo maioria absoluta e o segredo estará na disciplina, na união e coesão de todos em torno dos nossos candidatos, quer no processo da campanha eleitoral quer no momento da votação", afirmou José Eduardo dos Santos, durante o discurso de abertura desta reunião do Comité Central desta sexta-feira.

A Constituição angolana prevê que o cabeça de lista do partido mais votado em eleições gerais seja automaticamente nomeado Presidente da República.

O MPLA aprovou esta sexta-feira uma resolução com o cabeça de lista do partido às eleições gerais de 2017 em Angola, mas sem oficializar o nome de João Lourenço.

A informação consta do comunicado final divulgado pelo secretário do bureau político do MPLA, Mário António, depois de concluída a segunda reunião ordinária do Comité Central, presidida por José Eduardo dos Santos, dando apenas conta que aquele órgão "aprovou" a "resolução interna sobre a designação do cabeça de lista às eleições gerais de 2017".

Foi igualmente aprovada, segundo o comunicado lido por Mário António, a "síntese da estratégia eleitoral do MPLA", para preparar as tarefas até às eleições de agosto do próximo ano, bem como a estrutura de coordenação da campanha e o programa de governação do partido entre 2017 e 2022, na próxima legislatura.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    02 dez, 2016 Évora 18:59
    Mais um desgosto para a comunada!

Destaques V+