Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Congresso do PCP em pé para aplaudir Fidel Castro

02 dez, 2016 - 12:00

Jerónimo de Sousa evocou o ditador cubano na intervenção de abertura da reunião magna dos comunistas portugueses.

A+ / A-

Veja também:


O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, fez levantar os delegados ao XX Congresso do seu partido, em Almada, ao evocar o percurso político e "revolucionário" do antigo líder cubano Fidel Castro, que morreu na passada sexta-feira.

Logo na parte inicial do discurso de abertura do XX Congresso do PCP, Jerónimo referiu-se "ao momento de tristeza para os comunistas, revolucionários e progressistas de todo o mundo" que constituiu a recente morte de Fidel Castro.

"O PCP presta e reafirma a homenagem à sua excepcional figura de patriota e revolucionário comunista, evocando a vida inteiramente consagrada aos ideais da liberdade, da paz e do socialismo", disse.

Em reacção a estas palavras de Jerónimo de Sousa, os delegados comunistas levantaram-se para aplaudir e gritaram: "Cuba vencerá".

Jerónimo de Sousa considerou depois que a melhor forma de "honrar a memória de Fidel Castro é prosseguir a luta pelos ideais e projecto por que se bate até ao fim da vida".

"É fortalecer a solidariedade com Cuba e a revolução socialista, exigindo o incondicional respeito pela soberania da ilha da liberdade, o fim imediato do criminoso bloqueio norte-americano e a restrição ao povo cubano", declarou o secretário-geral do PCP.

Na sua intervenção, Jerónimo de Sousa referiu-se também ao centenário do nascimento do líder histórico do PCP, Álvaro Cunhal.

"No XIX Congresso assumimos o compromisso de comemorar o centenário do nascimento de Álvaro Cunhal e realizar a justa homenagem a essa figura central do século XX, referência incontornável para todos os que abraçam a luta libertadora contra todas as formas de exploração e opressão do homem e dos povos", observou o actual líder dos comunistas.

De acordo com Jerónimo de Sousa, o PCP soube "honrar a memória" de Álvaro Cunhal com o programa de comemorações definido e desenvolvido.

"Mas, acima de tudo, trouxemos à actualidade o seu pensamento, a sua obra teórica, a sua acção política, toda a sua vida de combate pela liberdade, a democracia e o socialismo, o seu exemplo de revolucionário patriota e internacionalista no seu partido de sempre - o PCP", acrescentou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    04 dez, 2016 Conchinchina 13:10
    A nossa alegria é saber que esse assassino que tantos fuzilou no paredon, finalmente soube o que é uma urna, já que a das eleições ele nunca soube como era .
  • Luís Vasconcelos
    04 dez, 2016 Valongo 03:00
    Por acaso não estou no Congresso. Mas se estivesse, era meu dever honrar e juntar-se ao calor da luta contra o monopolismo, o capitalismo e a exploração do homem. Estas pessoas não têm a noção do estilo diferente que tem um partido como o PCP. Ninguém está a homenagear nenhum assassino, mas sim um grande patriota Internacionalista como foi o camarada Fidel Castro. Tenham vergonha daquilo que dizem. Lavem a boca com lixivia e palha d'aço... Era o que fariam melhor!!!
  • Mario Tome
    03 dez, 2016 Lisboa 17:50
    VERGONHA! Nem disfarçam as vossas vontades de que este País fosse uma CUBA. FIDEL foi 100% mais sanguinário que Salazar. Queriam uma cuba, mas o 25 de Novembro pela voz de militares honestos e fieis à Pátria e com ajuda das tais massas laboriosas e trabalhadores que já sabiam o que era a receita dada em cuba a quem discordasse do que FIDEL mandava, reprimiram matando com todas as suas forças os capangas de FIDEL. O PCP, -UDP,FUP,FSP(hoje unidos no BLOCO),fizeram o golpe de 25b de Novembro para tomar o poder, mas foram travarados os golpistas, mas os vencedores não os prenderam nem fuzilaram,(como OTELO disse depois de ir a cuba beijar a mão a FIDEL que estava arrependido de não ter fuzilado no campo pequeno os povo de direita)que fez frente aos golpes premanentes do PCP e dos outros partidos que hoje é o BLOCO. golpe de 25 de Novembro.
  • SOCIAIS FASCISTAS PC
    03 dez, 2016 Lx 15:18
    Tecem loas ao ditador e fac+inora Fidel...Uns tristes e uns bandalhos estes sociais fascistas que são a muleta do PS no governo embora sacudam a àgua do capote.Quando vier o resgate ficarão associados aos xuxas e aos berloques de esquerda. Ainda vivem da cassete mas que está mais gasta que os do ditador Fidel.
  • João
    02 dez, 2016 Lisboa 20:29
    Que criaturas abjectas! Admiram um assassino, mas dizem mal do Salazar apenas porque não gostava deles, e que ao pé do assassino era um menino de coro! Portugal tem este drama de ser o País mais Ocidental da Europa mas o que tem mais desta podridão social-fascista do PCP, um dos partidos mais reaccionários e obscurantistas do Mundo!
  • Dias
    02 dez, 2016 Lx 15:56
    Sem ser defensor de qualquer tipo de ditadores, quando se sabe o mal que fidel fez a Cuba e ao povo Cubano. Salazar era um menino de coro comparado com o ditador fidel, como é que o pcp diz o que diz dele e louva o assassínio fidel.
  • andre
    02 dez, 2016 portu 14:49
    Nao gostavam de Salazar porque era muito brando. Preferem o tipo assassino. Deve ser um fetiche.
  • Almocreve
    02 dez, 2016 Lisboa 14:26
    Este mundo está, infelizmente, cheio de Júlios e de Mafurras...!
  • João Lopes
    02 dez, 2016 Viseu 14:25
    Os comunistas são sempre coniventes com os “seus irmãos” marxistas, por mais criminosos que tenham sido: Stalin, Mao, Fidel, Chavez, o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, Maduro, etc. Ontem como hoje, os marxistas não olham a meios para atingir os fins e o que é verdade hoje, poderá ser mentira amanhã!
  • Jota
    02 dez, 2016 14:24
    Os fideis castros , os Putins, os norte coreanos é que são os maiores.VIVA o GERÒNIMO.

Destaques V+