32,09%
8 Deputados
31,12%
7 Deputados
9,79%
2 Deputados
9,07%
2 Deputados
4,25%
1 Deputados
4,12%
1 Deputados
3,75%
0 Deputados
1,22%
0 Deputados
2,62%
0 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 62,96%
  • Votos Nulos: 0,77%
  • Votos em Branco: 1,20%

A+ / A-

Lisboa

24 horas depois, ativistas climáticos voltam a protestar e bloqueiam Rua de São Bento

04 out, 2023 - 09:38 • Beatriz Pereira

Três ativistas foram detidos pela PSP. O trânsito esteve parado 20 minutos.

A+ / A-

Depois de terem bloqueado a segunda circular em hora de ponta, na última terça-feira, os ativistas climáticos voltaram a sair à rua, desta vez na Rua de São Bento, perto do Rato, em Lisboa.

Num comunicado enviado às redações, o grupo informou que trânsito esteve bloqueado durante mais de vinte minutos.

Três ativistas do grupo Climáximo que protestavam, mostraram cartazes com a mensagem: "Sabendo o que sabes sobre a crise climática, o que vais fazer?".

O objetivo foi levar o protesto "até mais perto do poder legislativo", anunciam.

No mesmo comunicado, o grupo diz que "a PSP interveio e os três ativistas foram detidos no local e levados para a esquadra do Rato".

Segundo as imagens partilhadas pelo Climáximo, os ativistas acabaram por ser retirados do local à força por um dos condutores que ficou bloqueado na estrada.

O grupo faz ainda um apelo "a toda a população para dizer a verdade a si próprios sobre o estado em que estamos e a resistir para defender a vida e tudo que amamos".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    04 out, 2023 Ílhavo 11:45
    Mas que ideia é (ou pelo menos tem sido) esta de prender esses idiotas, e depois libertá-los sem mais nada? Nem multa, nem sanção e, provavelmente, sem sequer um raspanete (de que nada serviria, por certo). Alguém está à espera dessa cambada para se conseguir uma verdadeira transição energética? [Foram a pé, ou de carro, para a palhaçada que planearam?]
  • Cidadao
    04 out, 2023 Lisboa 09:51
    Isto não é ativismo, é diletantismo. Sugiro que as autoridades sejam mais duras com estes mimados diletantes em busca dos seus 15 minutos de fama, até para proteção deles próprios. Na 2.ª circular foram arrastados sem contemplações pelos automobilistas e uma das mimadas até levou com uma moto em cima. Qualquer dia, acontece algo pior.

Destaques V+