Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Olaria negra de Bisalhães já é Património da Humanidade

29 nov, 2016 - 15:19 • Olímpia Mairos

Processo de confecção do barro preto neste concelho de Vila Real integra lista da Unesco.

A+ / A-
Olaria negra de Bisalhães é Património da Humanidade. Aprenda como se faz
Olaria negra de Bisalhães é Património da Humanidade. Aprenda como se faz

O processo de confecção do barro preto de Bisalhães, no concelho de Vila Real, e que necessita de salvaguarda urgente, já está inscrito na Lista do Património Cultural Imaterial da Unesco.

A decisão foi tomada esta terça feira, na 11ª reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que está a decorrer em Adis Abeba, capital da Etiópia.

Presente na reunião em Adis Abeba, o Presidente do Município de Vila Real, Rui Santos, mostrou-se muito feliz com esta distinção de uma parte importante da cultura Vila-realense.

“Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para que a candidatura do processo de fabrico do barro preto de Bisalhães fosse imaculada. Envolvemos os serviços de cultura municipais e todo um conjunto de especialistas que nos ajudaram”, afirma o autarca, manifestando gratidão “a todos os que contribuíram para este desfecho tão positivo”.

O autarca acrescenta ainda que “este reconhecimento internacional possibilitará partilhar o conhecimento ancestral dos oleiros de Bisalhães com o mundo”.

A inscrição na lista da Unesco vai ainda “motivar a implementação de um amplo plano de salvaguarda que o município de Vila Real idealizou, que vai desde a formação de oleiros, passando pela certificação do processo, até ao incentivo do surgimento de novas utilizações e designs para este material único”.

Para o embaixador Jorge Lobo de Mesquita, chefe de delegação portuguesa à 11.ª sessão do Comité Intergovernamental da UNESCO para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, o reconhecimento internacional pela UNESCO “vai ajudar esta antiga e original actividade a prosperar, não apenas em Bisalhães, que é a comunidade representativa, mas também nas poucas comunidades restantes, em Portugal e no Mundo, onde a olaria negra ainda é produzida”.

A Olaria de Bisalhães é conhecida pela cor negra das suas louças. O segredo está no forno e nos métodos da cozedura. O forno é um buraco aberto na terra, da aldeia de Bisalhães, com paredes revestidas a barro, sendo as peças colocadas numa grelha em ferro, com a lenha a crepitar. A lenha também tem que ser especial: giestas, caruma e carquejas. A peça tem de ser abafada, depois, com terra escura, a mesma que vai dar a cor negra ao barro.

O processo de confecção da olaria de Bisalhães remonta, pelo menos, ao século XVI.

O principal problema desta actividade centra-se no envelhecimento dos oleiros; são poucos e quase todos de idade avançada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Grou Antonio
    01 dez, 2016 Luxembourgo 21:15
    E fantastico nao conhecia essa atividade de olaria negra gostaria de adequerire algumas pecas .
  • Lurdes Severino
    30 nov, 2016 Linda'a-Velha 06:07
    Conheco perfeitamente e tenho varias peas. Tenho um a cantarinha com uma lenda k ja nem lembro..A agua sai por um orificio ...
  • Maria Isabel Breia
    29 nov, 2016 Murça 23:02
    Parabéns a todos os envolvidos.Bisalhães e Vila Real merecem.
  • Gaspar Basílio
    29 nov, 2016 Lisboa 18:49
    Estou emocionado com a distinção de Património da Humanidade desta nossa arte ancestral tão bela e singela, produzida em Bisalhães à beira de Vila Real. Nasci em Vila Real e vivi em contacto com essa frágil louça negra em casa da minha avó e, rapazinho visitei uma olaria que me surpreendeu a visão de um espaço tão primitivo e humilde que criava tão belas obras. Pouco tempo depois fui para Luanda. Uma dúzia de anos depois regressei. Voltei a Bisalhães quando seguia na minha primeira visita a Vila Real. Era tudo igual! É altura de eu programar uma visita a Adis-Abeba na Etiópia, em reconhecimento de tal honra. Bem Haja!
  • cristina
    29 nov, 2016 lisboa 18:07
    parBens aos senhores que trabalham esta materia prima e dao força e criatividade a tao belas peças ! isto sim e cultura do pais portugal e antigo e tradicional e belo e nao suja de sangue as maos dos aficionados da tourada!fim aos milhoes pa tortura touros cavalos e sim deem aos nobresidosos que trabalham no duro rste material!!!!vivam quem trabalha o barro preto! uma enorme salva palmas para estes edquecidos seniores que tanto nos ensinam!!bem hajam ! cumprimemtos .uma degiciente vive so
  • Luís
    29 nov, 2016 Lisboa 17:03
    Pelo que eu soube, existe apenas 4 pessoas com conhecimento e a trabalhar esta arte portuguesa. Este reconhecimento é importante para a continuidade da Olaria Negra de Bisalhães. Uma boa iniciativa e um bom exemplo do município de Vila Real.
  • Enfim...
    29 nov, 2016 aqui 16:14
    qualquer m.... agora é Património Cultural Imaterial não sei de que..... Parvoíce.

Destaques V+