Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reis de Espanha visitam Porto, Guimarães e Lisboa

28 nov, 2016 - 07:06

Filipe VI e Letizia são recebidos pelo Presidente, primeiro-ministro, passam pelo parlamento e fecham com uma visita à Fundação Champalimaud.

A+ / A-

Os reis de Espanha iniciam esta segunda-feira no Porto uma visita de Estado de três dias a Portugal, que os levará também a Guimarães e a Lisboa, onde Filipe VI discursará na Assembleia da República na quarta-feira.

Filipe VI e Letizia são recebidos com honras militares e uma sessão solene na Câmara Municipal da Cidade Invicta, deslocando-se depois para a Fundação de Serralves, onde visitarão a exposição do artista plástico catalão Joan Miró.

De acordo com o programa, o Presidente da República oferece aos monarcas espanhóis um jantar no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

Filipe VI e Letizia visitam na terça-feira o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, almoçando no Palácio da Bolsa, com empresários portugueses e espanhóis, almoço oferecido pelo presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira.

À tarde viajam para Lisboa, sendo recebidos nos Paços de Concelho da capital.

O primeiro-ministro, António Costa, oferece depois um jantar aos monarcas no Palácio das Necessidades.

Na manhã do último dia da visita, na quarta-feira, os reis de Espanha são recebidos na Assembleia da República, para uma sessão solene realizada a propósito da visita e na qual Filipe VI discursará.

De acordo com o cerimonial da sessão, Filipe VI discursará, assim como o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Os monarcas seguem depois para a residência do embaixador de Espanha em Lisboa, no Palácio de Palhavã, na Praça de Espanha, para uma recepção com a comunidade espanhola residente em Portugal.

A visita termina com a deslocação de Filipe VI e Letizia à Fundação Champalimaud.

A última vez que os reis de Espanha visitaram Portugal foi em Julho de 2014, na primeira visita oficial enquanto monarcas do país vizinho, a segunda deslocação internacional depois da proclamação de Filipe VI, cerca de um mês antes. A primeira tinha sido ao Vaticano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    29 nov, 2016 Palmela 02:28
    Nuestros hermanos, entraram por la puerta de la cociña! bueno! Bienvenidos, Filipe VI e Letizia. Quando a minha família vem cá a casa, também os levo para a cozinha, é mais acolhedor! mais familiar! não estou a brincar, é verdade! A cidade do Porto tem 'estaleca', para receber quem quer que seja! (em princípio, convém que sejam só os amigos) O norte de Portugal é exemplar! sempre foi! trabalha-se!... E ter um Presidente Inteligente e Simpático, é um orgulho para todos nós, portugueses! Bem Haja Sr. Presidente Rebelo de Sousa, pela imagem que está a dar ao nosso país! Obrigada.

Destaques V+