Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa remete dúvidas sobre administração da Caixa para o Tribunal Constitucional

05 nov, 2016 - 12:39

Em causa está isenção de entrega da declaração de rendimentos e património por parte dos gestores do banco estatal.

A+ / A-

O caso dos administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) “transcende o Governo” e as dúvidas devem ser esclarecidas pelo Tribunal Constitucional (TC), afirma o primeiro-ministro, António Costa.

Em declarações aos jornalistas à entrada para a comissão nacional do PS, em Lisboa, o líder socialista chama a jogo o TC para se pronunciar sobre dúvidas em relação à isenção de entrega da declaração de rendimentos e património por parte dos gestores do banco estatal.

“Se os serviços da Caixa entendem que é ou não é obrigatório, é uma questão que deve ser colocada aos serviços da Caixa. Se a interpretação deles estiver errada, o Tribunal Constitucional chamará à atenção e notificará quem tem que cumprir as obrigações”, declarou António Costa.

“Este é um processo que transcende em absoluto o Governo, e que respeita aos próprios e ao Tribunal Constitucional”, sublinhou.

Questionado porque é que os administradores da CGD ainda não entregaram as declarações no TC, o primeiro-ministro responde: “não sei”.

“Já tive oportunidade de explicar que o assunto respeita, em primeiro lugar, aos próprios, que é saber os direitos legais que sobre eles impendem. Em segundo lugar, sobre o Tribunal Constitucional, que é a entidade competente para saber se é ou não exigível”, frisou.

A interpretação que o TC tiver sobre a matéria das declarações de rendimentos e património da administração da Caixa será respeitada, garante.

"O Governo publicou uma alteração legislativa que está em vigor e que foi verificada aliás também na Assembleia da República. A interpretação que faz o senhor Presidente da República [Marcelo Rebelo de Sousa], a interpretação que os gestores da CGD fazem e a interpretação que fará o Tribunal Constitucional respeita a cada um. Respeitaremos a interpretação que for feita", declarou o primeiro-ministro.

António Costa desmente ainda que os administradores da CGD tenham ameaçado apresentar demissão se forem obrigados a entregarem as declarações junto do TC.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    05 nov, 2016 Leiria 15:10
    Então sr. Costa, o assunto diz que estava encerrado? Bom, parece que não. Entre tanta mentira e trapalhadas dsa sua parte, parece que o pessoal não está a aguentar. Pois é. A mentira tem perna curta.
  • Clara Correia
    05 nov, 2016 Portimão 13:39
    Então costa andaste a dizer a esta gente da caixa que não tinham de prestar contas,mesmo esta de entrada,mostrar rendimentos.De facto as mentiras que pregas se fossem transformadas em euros, tinha-mos a divida paga.Mas o mais importante é o caracter e isso foi pelo esgoto a baixo.Então contratas essa gente com o pressuposta que não tinham que apresentar os seus rendimentos e logo que a geringonça começou a reclamar,como é de costume assobiaste para o ar.E mais at+e te desses ao luxo de dizer que estavas satisfeito com o que ganhas.Tiras-te logo o tapete ao teus convidados.Aqui se vê a tua palavra o que vale e a facilidade com que mentes.
  • Nekas
    05 nov, 2016 Lisboa 13:21
    A minha alma está aparvalhada,então quando toda a gente tem de declarar ganhos e ser tributado,estes srs não,têm medo se se saber sobre os orientanços,era o que mais faltava,se o ministro combinou com eles que volte atrás,não é vergonha nenhuma e até ganha pontos,se está a trabalhar bem não tem que se demitir,ou andamos a brincar aos politicos.

Destaques V+