A+ / A-

O Nobel Dylan em português

13 out, 2016 - 13:49

Saiba que livros de Bob Dylan, Nobel da Literatura 2016, estão editados em Portugal.

A+ / A-

Alguma da obra literária do autor norte-americano Bob Dylan, distinguido esta sexta-feira com o Prémio Nobel da Literatura, também está publicada em Portugal, a par de composições e das edições discográficas.

Dois livros com letras de canções, que abrangem os álbuns publicados entre 1962 e 2001, foram editados pela Relógio d'Água ("Canções I e II"), enquanto o primeiro – e único, ainda – volume da autobiografia de Bob Dylan, "Crónicas", saiu pela Ulisseia.

Em 2007, a Quasi Edições publicou o livro de ficção "Tarântula", prosa-poema experimental de 1966, altura em que Bob Dylan editou o álbum "Blonde on Blonde" e teve um acidente de moto, que o obrigou a um período de recuperação.

Bob Dylan, 75 anos, foi hoje distinguido como Prémio Nobel da Literatura.

Figura incontornável da música popular norte-americana, é o primeiro compositor a receber o prestigiado prémio da literatura, com um valor monetário de 822 mil euros.

Dylan, que actuou pela última vez em Portugal em 2008, no festival Alive, recebe o Nobel da Literatura por ter criado, segundo a Academia Sueca, "novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana".

Em 2015, o prémio foi atribuído à autora bielorussa Svetlana Alexievich.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • sdf
    13 out, 2016 asdfsdf 15:00
    Grande produção literária!!! Estamos a falar de 30 discos a 10 musicas por disco dá 300 musicas (sem contar que muitas são versões de canções de outros). Cada canção repete várias vezes o refrão e o corpo da canção. Isto dá umas 10 linhas de "poesia" por canção. Ou seja 3 músicas por página, logo as 300 musicas cabiam em 100 páginas, 50 folhas. Concluindo, o tipo escreve um mini livro de poemas de folhas em "fascículos" ao longo de décadas e dão-lhe o prémio Nobel. Não está mal!!!! E depois o comité dizem que as suas músicas foram importantes para a cultura americana, não sabia que este era o prémio Nobel da cultura!!. Parece que ele vai comemorar o prémio com o Obama que lhe deram o da Paz. O problema é que o Obama o dele já não o tem parece que o atirou junto com as bombas que estão a lançar sobre a Siria.

Destaques V+